Em um mundo cada vez mais conectado, a área a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) é um das que mais cresce no mercado de trabalho. Em São Leopoldo, desde 2021, o programa desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Parque Tecnológico São Leopoldo – Tecnosinos e o Senac Fecomércio – RS capacita moradores da cidade de forma gratuita para atuarem com programação.
O projeto, 3 Mil Talentos TI oferecerá três mil bolsas de estudo até 2024, ano do Bicentenário do Município.
Até agora, mais de 1,1 mil leopoldenses com idades entre 15 e 39 anos já se formaram no programa que atualmente está em seu quinto ciclo. Deste, participam 279 alunos da primeira etapa e outros 157 da segunda etapa.
A formatura desta turma, que começou as aulas em agosto, está prevista para ocorrer no dia 7 de dezembro. Outra turma será aberta nos primeiros meses de 2024. No ano que vem, deverão ocorrer outros dois ciclos.
Formação
De acordo com a coordenadora do programa, Mikaela Lazarotto, cada ciclo tem seis meses de duração. Nele são ofertados quatro cursos.
Na primeira etapa são desenvolvidos os cursos de lógica de programação com 70 horas, onde os alunos aprendem a programação básica com a linguagem javascript, soft skills que acontece concomitante com 20 horas, onde os alunos aprendem sobre as habilidades importantes para o mercado da tecnologia.
Na segunda etapa, os alunos podem escolher cursar ou o curso de Front End ou o Back End, ambos com 90 horas. No Front End, ele aprende HTML e CSS para programação de interfaces gráficas. No Back End, o aluno aprende a conexão com banco de dados e APIs além de se aperfeiçoar na programação operacional de um sistema.
Segundo Mikaela, muitos alunos que concluíram o curso já conquistaram vagas de emprego a partir da formação. “Também há diversos alunos que se aperfeiçoam para disputar vagas nas empresas que atuam e também aqueles que buscam aperfeiçoamento para posicionamento na sua carreira”, explica.
“É uma alegria ver os estudantes formados buscando essa qualificação e aprendendo mais sobre o mercado da tecnologia, pensando em atuar nas empresas da nossa cidade”, completa.
Mercado de trabalho
“Hoje, através dessa oportunidade cada um desses estudantes sai capacitado para o mercado de trabalho. Isso é muito importante para nós, através dessa parceria, temos a preocupação de entregar profissionais cada vez mais preparados”, comenta a diretora do Senac São Leopoldo, Andresa Custódia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico, Juliano Maciel, avalia a realização do programa na cidade de forma positiva. “Através dessa iniciativa aproximamos nosso polo tecnológico dos jovens locais. Temos a consciência de que este é um trabalho a médio e longo prazo, que precisa ter continuidade. Estamos abrindo as portas do mercado da tecnologia a uma fração da sociedade que não tinha esta perspectiva, e isso certamente trará frutos para a nossa cidade”, opina.
Desenvolvimento acelerado
Diretor da Unidade de Inovação e Tecnologia (Unitec), e gestor executivo do Tecnosinos, Silvio Bitencourt da Silva, destaca que a área de TIC continua em desenvolvimento acelerado. “Por conta de novas oportunidades oriundas da ampliação do uso de tecnologia como inteligência artificial, manufatura aditiva, internet das coisas em diferentes aplicações. Então, cada vez mais, se torna necessário qualificar ou requalificar profissionais para atuarem nestas frentes de trabalho”, frisa.
Silva conta que os profissionais de TIC são demandados cada vez mais por suas competências técnicas associadas ao domínio das chamadas novas tecnologias. “Entretanto, há a necessidade de atentarem a competências relacionais e também éticas, um aspecto cada vez mais relevante diante dos reflexos da tecnologia em sociedade”, comenta.
Diante deste cenário, ele ressalta a importância do 3 Mil Talentos TI para os participantes e para a cidade. “O programa é relevante para o Tecnosinos ao conduzir a formação de pessoas qualificadas para o trabalho no setor de tecnologia da informação e comunicação, principal demanda das empresas residentes, além de contribuir para que os jovens sejam despertados para as oportunidades do mundo do trabalho e do empreendedorismo inovador.”
LEIA TAMBÉM