Integrantes do movimento escoteiro de quatro Distritos Escoteiros da região se encontram neste sábado (20) em Novo Hamburgo na quinta etapa do Expansão Escoteira, movimento que desde o fevereiro percorre o Rio Grande do Sul para estimular a troca de experiências e oferecer capacitações e atualizações sobre o tema.
A atividade reuniu cerca de 90 pessoas na IENH (Instituição Evangélica de Novo Hamburgo).
Os 23 distritos de escoteiros gaúchos foram divididos em oito microrregiões, respeitando a proximidade. Nesta edição, grupos de Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Farroupilha, Montenegro, Nova Petrópolis, Estância Velha, Canela, Três Coroas e Campo Bom participaram da ação.
“Cada edição é preparada com muito cuidado e exclusividade, com programações recheadas de atividades, oficinas e oportunidades de crescimento e apoio local conforme diagnosticado anteriormente com os associados da localidade”, explica Ricardo Canevese, vice-presidente regional de Escoteiros do Rio Grande do Sul.
Conforme Canevese, a intenção é, principalmente, identificar as demandas e qualificar os escoteiros adultos para que depois eles possam trabalhar as práticas com os jovens.
No pós- pandemia, o Rio Grande do Sul desbancou São Paulo, e é o Estado que mais cresce em número de novos escoteiros. Atualmente, o movimento conta com 11.425 membros, sendo 8.283 jovens.
“Nosso intuito é tornar o escotismo cada vez mais atrativo para que esses jovens permaneçam nos grupos, aprendendo, interagindo e evoluindo como seres humanos”, afirma Rosaline Foernges, Chefe do Ramo Escoteiro do Grupo escoteiro Hans Staden, anfitriões do evento.
Ela destaca ainda o papel que o escotismo pode desempenhar no desenvolvimento dos “lobinhos” – os pequenos escoteiros, entre 6 e 10 anos. “É fazer com que o jovem assuma seu próprio crescimento, tornar-se um exemplo de lealdade, responsabilidade, respeito e disciplina. Além de estimular a consciência ambiental entre os jovens”, explicou.
Os próximos encontros ocorrem em Santa Cruz do Sul (17 de junho), Tapejara (1º de julho) e Rio Grande (16 de julho).
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags