VAGAS
Mais de 600 pessoas participam de mutirão de empregos em Sapucaia do Sul
Em parceria com o Empregar RS, FGTAS/Sine e prefeitura realizaram ação nesta sexta-feira
Última atualização: 10/11/2023 17:14
Sapucaia do Sul foi uma das cidades gaúchas que realizou o Empregar RS, nesta sexta-feira (10), por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e Economia Solidária e da agência FGTAS/Sine sapucaiense. No município, o feirão de empregos ocorreu no Centro Administrativo Primavera, onde, conforme a coordenação do Sine, mais de 600 pessoas buscaram as oportunidades oferecidas durante todo o dia – 13 delas já saíram do local contratadas por uma das empresas participantes da ação.
No local, duas agências e cinco empresas estavam recebendo currículos e realizando entrevistas na hora. Além disso, os interessados também podiam consultar as vagas cadastradas no sistema do FGTAS/Sine.
O prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, acompanhou a ação ainda pela manhã e destacou a possibilidade dos interessados passarem por todas as empresas e agências disponíveis no evento. “Eles deram opções para fazer entrevista e, com isso, a probabilidade de conseguir um trabalho é bem maior”, analisou, salientando também o número de vagas oferecidas na ação desta sexta em Sapucaia: 1.010 no total. “Acredito que seja uma das maiores do Estado, e estamos muito felizes com isso”.
Aproximar a comunidade
Titular da Secretaria do Trabalho, Cleber Rachel destacou que a intenção de feirões como este na cidade é justamente o de humanizar o atendimento. “Trazer as empresas e as agências de emprego para cá, para que essas pessoas venham e tenham a oportunidade de fazer várias entrevistas num dia. Porque temos a parceria com o Sine, porém eles tem que pegar a carta semanalmente e ir até as empresas, e, neste momento, com o Empregar RS, a ideia é aproximar toda a comunidade num local só”.
A coordenadora do Sine sapucaiense, Daniela Heloisa da Luz lembrou que a agência tem procurado fazer mutirões mensalmente e acompanhado os resultados dos mesmos. No último, feito em outubro, mais de mil pessoas passaram pelo evento e cerca de 380 conseguiram trabalho.
Candidatos à procura
Morador do Centro de Sapucaia, André Felipe, 40 anos, está há 3 meses desempregado e passa no Sine frequentemente para ver as vagas disponíveis. Foi aí que soube do Empregar RS. Com experiência na indústria, ele buscava uma vaga como operador de empilhadeira ou auxiliar de produção. “Fiz entrevistas em duas empresas e ficaram de me retornar. Agora, vamos esperar”.
O mutirão também motivou pessoas da região a procurar vagas em Sapucaia. Com experiência em serviços gerais, a moradora do bairro Tamandaré, em Esteio, Patricia Rodrigues Gomes, 31 anos, procurava trabalho na sua área e em outros setores. “Também vim ver se tem em mercados, como auxiliar de logística”.