abc+

ATENÇÃO, ESTUDANTES

Mais de 22 mil vagas gratuitas estão abertas para cursos técnicos no RS; veja como se inscrever

Cursos técnicos podem ser feitos por estudantes do ensino médio ou que já concluíram educação básica; Inscrições terminam em poucos dias

ico_abcmais_azul
Publicado em: 26/11/2024 às 16h:12 Última atualização: 26/11/2024 às 16h:16
Publicidade

A rede estadual de educação do Rio Grande do Sul tem mais de 22 mil vagas gratuitas abertas para cursos técnicos, além das de ensino fundamental e médio.

LEIA TAMBÉM: Super Feirão de Emprego oferecerá mais de 1.600 vagas nesta quarta-feira

Rede estadual de educação do RS tem mais de 22 mil vagas gratuitas abertas para cursos técnicos | abc+



Rede estadual de educação do RS tem mais de 22 mil vagas gratuitas abertas para cursos técnicos

Foto: Inézio Machado/GES/Inezio Machado/GES

A modalidade oferece cursos técnicos tanto para o estudante que já terminou quanto para o que está concluindo a educação básica. Assim, ele sai já habilitado profissionalmente em uma área específica de atuação, conforme o governo do RS.

Os cursos estão disponíveis em escolas de Educação Profissional e Técnica do Estado.

ENTENDA: EMPREGO: Atacarejo participa de feirão em Canoas nesta quarta-feira; saiba como participar

Como se inscrever

Os interessados devem se inscrever durante o período de pré-matrícula, que vai somente até o domingo, dia 1º de dezembro.

Confira o passo a passo para se inscrever:

Na página da ficha de inscrição, há todas as informações sobre como preencher o formulário do candidato e indica os pré-requisitos para a escola ou curso técnico desejado.

CONFIRA: NOTA FISCAL GAÚCHA: Ganhadores do sorteio de novembro serão conhecidos durante evento em Canoas; veja detalhes

Como funciona a educação profissional

Na educação profiossional, o estudante terá as habilidades desenvolvidas de forma teórica e prática, podendo escolher entre diversos campos profissionais, conforme o Seduc. Dentres eles, eletrônica, saúde, publicidade, administração, logística, agropecuária, e mais.

Ainda, ela possui três modalidades, podendo ser integrada, concomitante ou subsequente. Por isso, é importante se atentar na hora da inscrição.

Entenda a diferença entre as três modalidades:

Integrada

O curso técnico de forma integrada é quando ele é feito junto ao ensino médio normal. Logo depois da conclusão do fundamental, os alunos podem ingressar nos cursos técnicos disponíveis e, no final, recebem os dois diplomas.

FIQUE DE OLHO: VÍDEO: Incêndio atinge atacarejo Stock Center no RS

Concomitante

Por outro lado, o modelo concomitante é feito separamente do ensino médio, embora o curso esteja incorporado à grade curricular dele.

Assim, o aluno faz o ensino normal em uma escola e, depois, o curso técnico. Ele pode ser feito em escolas diferente ou na mesma. No final, ele recebe os dois diplomas.

Subsequente

Já o curso técnico subsequente pode ser feitos por estudantes que já concluíram os estudos. Ou seja, ele tem uma carga horária menor e pode ser cursado por quem quer desenvolver uma nova habilidade ou aprimorar uma já existente.

SAIBA TAMBÉM: Cartinhas da campanha Papai Noel dos Correios ainda podem ser adotadas; saiba como

Curso normal

Existe também o curso normal, que existe para habilitar novos profissionais para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.

Ele também pode ser feito tanto por quem está começando no ensino médio quanto por quem já concluiu ele, independente da idade.

CLIQUE NESTE LINK PARA SE INSCREVER NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

Onde ficam as escolas

Para ver quais escolas possuem as opções de cursos técnicos e normal, é preciso acessar a plataforma feita pela Seduc.

Lá, é possível encontrar as escolas com Educação profissional e Técnicas e quais as disponibilidades de vagas para 2025 em todo o RS.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade