CARNAVAL

Mais de 2 mil pessoas estão mobilizadas para o SambaSinos; confira a programação

Escola de Samba Protegidos prepara sete dias de programação especial

Publicado em: 14/10/2024 15:43
Última atualização: 14/10/2024 15:43

Novo Hamburgo terá a 1ª edição do SambaSinos-Caravana Cultural Carnavalesca que deverá mobilizar mais de 2 mil pessoas. A iniciativa, da escola de samba hamburguense Protegidos, terá sete dias de programação especial. De 3 a 9 de novembro, no Complexo Cultural da Protegidos e nas quadras de outras escolas de samba da região ocorrerão workshops, oficinas, mostra fotográfica, rodas de conversa, gastronomia e apresentações artísticas.


Lana Flores é presidente da escola de samba Protegidos Foto: fotos Susi Mello/GES-Especial

Além das atrações na Escola de Samba Protegidos, que comemora 56 anos em 2024, o calendário do evento conta com itinerários na Cruzeiro do Sul de Novo Hamburgo, Asas da Liberdade, em Estância Velha e na Império do Sol, em São Leopoldo. A estimativa é de mais de 10 escolas de samba e entidades carnavalescas do Estado e do Brasil.

Com reconhecimento nacional, personalidades consagradas do samba e do carnaval estarão compartilhando conhecimentos. Mestre Vitinho (Império Serrano do Rio de Janeiro), Mayara Lima, Madrinha de Bateria (Paraíso do Tuiuti Rio de Janeiro), Bruno Ribas (Unidos de Padre Miguel) e Wantuir (Unidos do Porto da Pedra), além das estrelas locais, Lu Astral, Wandynho e o Mestre Gabriel (Protegidos).


Protegidos da Princesa Isabel Foto: Letícia Breda/GES-Especial

A presidenta da Protegidos, Lana Flores, salienta que, como Ponto de Cultura Estadual, a Protegidos tem a missão de servir como referência de instituição cultural e colaborar assiduamente para o desenvolvimento da arte do carnaval,por meio desta que é a maior expressão popular.

"O projeto SambaSinos tem um grande compromisso com o samba e com as pessoas das comunidades desta maior arte de rua, o carnaval. Queremos democratizar a cultura com responsabilidade social", salienta.

Lana acrescenta que o projeto contemplado com recursos da Lei Paulo Gustavo promove acesso cultural em Novo Hamburgo por meio de logística e organização. O SambaSinos tem apresentação do Ministério da Cultura e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, com realização da Protegidos e gestão cultural e produção executiva da Imago Produtora.

"É uma 'outra Protegidos'. Estamos desenvolvendo projetos em conjunto com as co-irmãs, pois sabemos das nossas dificuldades enquanto escolas de samba de regiões típicas alemãs. Estamos visando a construção e o fortalecimento destas comunidades negras, por meio da realização de diversos eventos. E o carnaval é o principal motor de alegria", complementa Lana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas