ESTACIONAMENTO ROTATIVO

Mais de 180 mil veículos já usaram Rotativo Digital em Novo Hamburgo

Balanço de 2023 indica movimento intenso no último trimestre

Publicado em: 08/01/2024 07:00
Última atualização: 08/01/2024 07:22

A Companhia Municipal de Urbanismo (Comur) divulgou, na sexta-feira (5), o balanço do Rotativo Digital em Novo Hamburgo em 2023. Criado com o objetivo de democratizar o uso de vagas nas áreas mais centrais da cidade, o sistema alcançou no último trimestre (outubro, novembro e dezembro) uma faixa próxima a 90 mil ativações de horas de estacionamento por mês.


Rotativo Digital também conta com monitores, além do app Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Contabilizadas desde o início das operações, o sistema de estacionamento digital tem registradas 182,5 mil placas diferentes que fizeram uso do rotativo em algum momento. Já os usuários cadastrados no sistema digital de estacionamento somam mais de 64,3 mil clientes conforme o levantamento atual.

Para o diretor-geral da Comur, Paulo Roberto Kopschina, os números são extremamente positivos e falam por si só. "O Rotativo Digital foi criado exatamente para democratizar as vagas nessas duas áreas da cidade: azul e verde. O sistema anterior não era eficiente. O rotativo vem atendendo a população com muita satisfação dos nossos clientes", afirma.

O levantamento mostra que o mês com menos ativações foi fevereiro, com 44.340 horas de estacionamento. Já agosto, mês com mais ativações do ano, registrou 94.216 horas. A ativação é contada quando a pessoa dá o "clique de estacionar". Nesse momento, o sistema é acionado e começa a contar o tempo de uso da vaga.

Kopschina comenta que a Comur segue fazendo reuniões periódicas com entidades de classe do comércio, como Sindilojas, CDL, e Associação Comercial, Industrial e de Serviços. "Estamos avaliando aquilo que eles nos indicam. Sugestões de alterações, aumento de qualidades e novidades", diz.

Para 2024, o diretor adianta que o sistema do Rotativo Digital terá novidades, mas ainda não pode divulgar todos os detalhes. "Vem ao encontro dos anseios de quem usa o rotativo. Quanto mais eficiente, mais moderno, mais facilidade para nossos clientes", diz.

Entenda como funciona o sistema do rotativo

Aplicativos de celular: está disponível o aplicativo Rotativo Digital NH. Para utilizar, o usuário deverá baixá-lo gratuitamente nas lojas virtuais e fazer o cadastro. Em seguida, poderá comprar os créditos antecipadamente e gerenciá-los pelo app.

Pontos de venda: são as lojas credenciadas já adotadas na cidade. Confira os pontos de vendas cadastrados no site da Comur: comur.com.br/rotativo-digital-nh Os estabelecimentos contam com uma máquina com a opção de comprar os créditos em dinheiro e também com as mesmas opções disponíveis nos aplicativos.

Monitores: fiscais circulam nos perímetros e vendem os créditos diretamente aos motoristas. Eles estão equipados com uma impressora portátil para fazer a impressão do comprovante.

Motivo de polêmicas nos primeiros meses, sistema tem recebido apoio nas ruas

Motivo de polêmicas em Novo Hamburgo, o Rotativo Digital desagradou muitas pessoas no início do funcionamento. Agora, há mais de um ano em atividade, como anda a relação da população com o novo sistema?

Para o revisor técnico de calçados Reni José dos Reis, 68, o início foi complicado, mas agora já conseguiu se adaptar. “Acho que está legal. Vejo outras cidades, com outro sistema, muitas vezes não conseguem troco. Além disso, qualquer estacionamento paga 7 reais, então, acho que está funcionando bem”, avalia.

O comerciante Daniel Veiga, 41, que administra a banca 8 em Novo Hamburgo, considera que o novo sistema trouxe rotatividade e democratizou o estacionamento. “Muitas vezes, alguns ficavam o dia todo estacionados aqui na frente. Tirava a vaga de cliente dos estabelecimentos comerciais. Sou favorável ao rotativo”, afirma.

Entre os pontos negativos e sugestões, ele comenta que a taxa de isenção, principalmente em frente às bancas, poderia ser de no mínimo 15 minutos. “É o tempo da pessoa descer e fazer o lanche. A tolerância pode ser mais do que 10 minutos em alguns pontos. A mudança foi positiva, mas precisa de alguns ajustes”, completa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas