Meadieval Festival

Maior encontro de produtores de hidromel do Brasil acontece em Estância Velha

Concurso de hidromel reunirá produtores da bebida, shows de bandas e torneio de clãs nos dias 7 e 8 de dezembro

Publicado em: 26/11/2024 17:03
Última atualização: 26/11/2024 17:04

Nos dias 7 e 8 de dezembro, Estância Velha será sede do Meadieval Festival, evento que reunirá produtores de hidromel em um espaço dedicado à troca de experiências e à divulgação da bebida. O festival acontecerá no Bier Garden da Clandestina Craft Beer, e será marcado pela realização da Copa Kylix, maior concurso de hidromel do Brasil.


Bebida ainda está em crescimento no Brasil Foto: Felipe Nogueira

Em sua quinta edição, a Copa Kylix traz à tona uma competição entre produtores caseiros e comerciais, com julgamentos que ocorrerão nos dias 6 e 7, e a divulgação dos vencedores no dia 8. O concurso, promovido pela Associação Sul Brasileira de Produtores de Hidromel (ASH), busca destacar a qualidade dos produtos nacionais e alavancar o desenvolvimento do mercado de hidromel no Brasil.

Ainda desconhecido para muitos, o hidromel é uma bebida alcoólica produzida a partir da fermentação do mel misturado com água e outros ingredientes em um processo que pode levar de 20 a 45 dias. Após a fermentação, o hidromel passa por um trabalho de maturação, que pode durar de meses a décadas, dependendo do estilo.

Além da Copa Kylix, o Meadieval Festival oferecerá mais de 30 expositores de produtos relacionados ao universo do hidromel, incluindo marcas como Clandestina, Norseman, Triluna, Santos Reis e Vigano, que trarão suas criações para degustação. O evento também contará com shows ao vivo de sete bandas, apresentações de Swordplay (duelo de espadas), arremesso de machados, arqueria (arco e flecha) e outras atividades interativas, como o torneio de clãs, que inclui competições como o “Beberrão”, onde os participantes se desafiam a beber hidromel mais rápido.

Ajuda às vítimas das enchentes

O festival ainda terá espaços voltados para toda a família, como o playground para crianças, e atrações para os apreciadores de arte, com expositores de artesanato e até tatuagens no local. O evento também se propõe a ser um ponto de apoio à comunidade, arrecadando doações para as vítimas das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul.

De acordo com o produtor de hidromel, tesoureiro da ASH e sócio-organizador do festival, Felipe Nogueira, além de impulsionar o mercado de hidromel, o Meadieval Festival também quer apresentar a bebida de maneira acessível. "Queremos dar visibilidade ao hidromel e à cena artística local, ao mesmo tempo em que oferecemos um espaço para pequenos expositores prejudicados pelas enchentes", comenta Nogueira.

Cerca de mil pessoas de todas as regiões do Rio Grande do Sul e também de outros estados como São Paulo, Santa Catarina e Paraná devem passar pelo evento durante os dois dias. “Considerando todo o giro financeiro do evento, incluindo expositores, consumo do público e atrações, estima-se em R$ 50 mil”, prevê Nogueira.

“Apenas produtores e seus entornos conhecem a bebida. Queremos que cada vez mais as pessoas conheçam e se deslumbrem com a imensa variedade de aromas, sabores e como o hidromel é versátil e pode atingir diversos paladares e momentos gastronômicos”, acrescenta o diretor da ASH, Maycon Senna.

Criatividade nos sabores

Vencedores da Copa Kylix 2023 destacaram a importância do concurso para a evolução e visibilidade da produção de hidromel no Brasil. Maurício Ferreira, produtor de Arroio Grande, conquistou a medalha de ouro na categoria de produção caseira e destacou a diversidade da bebida como um dos pontos fortes do concurso. "Cada produtor utiliza diferentes ingredientes e métodos, o que resulta em hidroméis únicos. O concurso permite que todo esse esforço seja avaliado, proporcionando um retorno valioso dos juízes, além de reunir a comunidade e facilitar a troca de experiências entre os participantes", disse.


Concurso premiará o melhor hidromel Foto: Acervo ASH

Para João Guilherme Bragaia, vencedor do bronze na categoria comercial e produtor de Bauru/SP, enviar uma amostra para o concurso é uma excelente maneira de avaliar a qualidade do hidromel e também de divulgar sua marca. "Participar de um concurso de prestígio como a Copa Kylix ajuda a posicionar a marca e a fortalecer o reconhecimento no mercado", afirmou.

Henrique Correa Leite, vencedor da categoria comercial e também da medalha de ouro "The Best of Show", ressaltou o impacto que uma premiação pode ter no crescimento do negócio. "Uma medalha ou premiação em um evento de renome nacional pode abrir portas para novos mercados, como exportação, grandes distribuidores e lojas especializadas. Além disso, esses eventos promovem um excelente networking e aprendizado, reunindo produtores de diversas regiões do país e permitindo o intercâmbio de experiências e técnicas", finalizou.

Programação cultural

Sábado (7/12):

  • 15h30 - Woody Lusa (rock)
  • 17h00 - Zombierela (cover Misfits)
  • 18h30 - Madness (cover Iron Maiden)
  • 20h00 - Asator (cover Amon Amarth)

Domingo (08/12):

  • 14h30 - Roquebah (rock)
  • 16h00 - Eternal Knight (metal autoral)
  • 18h30 - L'odissea (metal sinfônico)

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas