TRADICIONALISMO E EXPOINTER
Luiza Barbosa é embaixadora do Festival Sou do Sul
Evento vai reunir artistas gaúchos e de fora do Estado durante a Expointer
Última atualização: 23/08/2024 16:18
A Expointer apresenta nesta edição o Festival Sou do Sul, um evento realizado e produzido pela S3 Produtora, com apoio da ABCCC e do governo do Estado. O Sou do Sul ocorrerá de 24 a 26 de agosto, às 21 horas, na pista coberta da ABCCC, com um espetáculo de cerca de 2h30 de duração, apresentando grandes nomes da cultura gaúcha e um show nacional. O acesso ao festival é gratuito para os visitantes da Expointer, com limite de 10 mil pessoas em cada noite. Também haverá ingressos à venda para áreas especiais no site da Bilheteria Digital.
O festival contará com apresentações de Luiza Barbosa, Elton Saldanha, Guri de Uruguaiana, Shana Müller, Renato Borghetti e mais de 30 artistas gaúchos, além de Luísa Sonza, e das duplas Maiara & Maraísa e Fernando & Sorocaba.
Segundo Geonei Dias, a gaúcha Luiza Barbosa é embaixadora da iniciativa e irá se apresentar em todos as noites do festival. Geonei é pai da cantora finalista do The Voice Kids em 2019 e estende o convite para que o público participe da programação.
A ideia é de que o Sou do Sul seja uma espécie de continuidade do Festival Salve o Sul, realizado em junho em São Paulo, logo após a enchente histórica que castigou o Rio Grande do Sul. A cantora gaúcha Luísa Sonza, que organizou o primeiro evento, é uma das convidadas de honra desta nova edição que terá três dias de apresentações no palco principal que será montado no Parque Assis Brasil (PEEAB), em Esteio.
Subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil (PEEAB), Elizabeth Cirne-Lima, explica que a ideia de realizar esse novo festival visa atender a outras necessidades da população gaúcha atingida durante as enchentes de maio. “A gente resolveu trazer este ano por conta de toda a necessidade de recuperação não só da economia, mas da saúde do ânimo das pessoas que a gente entende também como fundamentais. A gente precisa também de diversão e arte”, explica.
Não haverá cobrança extra para quem for acompanhar os shows na pista. Neste caso, o público terá apenas que pagar o valor da entrada da Expointer. “Não poderia ter qualquer cobrança de ingresso a mais e não queríamos a participação de nenhum artista gaúcho sem a remuneração adequada”, detalha ela explicando que os cachês dos artistas serão pagos pela iniciativa privada.
Porém, quem desejar, pode assistir os shows na pista VIP, fronstage ou backstage (os dois últimos dão direito a open bar de água, refrigerante, chope, vodka ou gin com energético; no backstage, também haverá oferecimento de petiscos diversos). Para estes espaços, o ingresso pode ser adquirido no site bilheteriadigital.com.
O Festival Sou do Sul tem realização e produção da S3 Produtora e apoio de realização da ABCCC, além de patrocínio da Ford, Higra, Bradesco, BRDE, Rissul, CBS e apoio da Cruz Vermelha.
O nome do festival é uma referência a música Eu Sou do Sul, composta pelo tradicionalista Elton Saldanha, que doou os direitos autorais do título da canção. Elton Saldanha também é embaixador do evento.
Convidados nacionais
Além de Luísa Sonsa, que se apresentará no dia 24 de agosto, data de abertura da feira, também subirão ao palco as duplas Fernando e Sorocaba e Maiara e Maraísa. “Agora os gaúchos vão convidar grupos brasileiros”, explicou Elizabeth. Além das duplas nacionais, também sobem ao palco artistas locais.
Foram convidados os mesmos músicos gaúchos que se apresentaram em junho durante o Festival de São Paulo, além de novos artistas que não estiveram presentes na ocasião.
Programação do Festival Sou do Sul
Sábado (24/8) – Espetáculo Sou do Sul + Luísa Sonza.
Domingo (25/8) – Espetáculo Sou do Sul + Maiara & Maraísa.
Segunda-feira (26/8) – Espetáculo Sou do Sul + Fernando & Sorocaba.
Colaborou: Eduardo Amaral