CENTENÁRIO
Longevidade: festa para idoso que completou 100 anos é marcada por emoção em Canoas
Romeu Vignoli comemorou um século de vida ao lado familiares e amigos
Última atualização: 02/02/2024 13:23
Completar um século de vida é atingir o ápice da longevidade, uma conquista para poucos. O bombeiro hidráulico aposentado Romeu Vignoli completou 100 anos de idade neste sábado (18). O aniversário foi comemorado com familiares e residentes da clínica geriátrica em que o idoso mora no bairro Centro, em Canoas.
O veterano apagou as velinhas na presença do filho (único) Milton Carvalho Vignoli, de 74 anos, da nora Tânia Maria Ramos Vignoli, de 70 anos, do neto (e esposa) e dos dois bisnetos. E também dos amigos do residencial em que vive. "É um momento que emociona. Ele estar bem de saúde e lúcido é uma benção. Fazer 100 anos é um marco inesquecível para toda a família", afirma o filho.
Natural de Rosário do Sul, Romeu viveu até os 97 anos na cidade natal. Há três anos se mudou para Canoas para morar em um residencial para idosos. "Depois que a minha mãe faleceu há quase 20 anos atrás, ele ficou morando sozinho. Preferiu manter a autonomia. Fazia de tudo, dirigia, ia no mercado, na farmácia. Até que em 2020, com a idade mais avançada sentimos a necessidade de trazê-lo para mais perto. Eu e minha esposa moramos há 35 anos em Canoas", explica Milton.
Rotina
Romeu mantém hábitos saudáveis, pratica caminhadas e faz diariamente 15 minutos de bicicleta ergométrica, em dois turnos. "Meu pai gosta de se manter ativo. Embora tenha limitações por conta da idade, ele cultiva o costume de fazer atividades físicas. E mesmo com a audição prejudicada, a lucidez dele me impressiona, assiste o noticiário e comenta sobre os fatos tranquilamente", destaca.
O veterano e agora centenário fala sobre os segredos para uma vida longa. "Para mim é trabalhar e ter fé na Virgem Maria", conclui.
Carreira e torcida
Romeu conta que começou a trabalhar quando tinha apenas 13 anos. "Trabalhei por muitos anos em um frigorífico. Depois entrei para o exército, fui bombeiro hidráulico das Forças Armadas até me aposentar", evidencia. No futebol, Romeu torce para o Internacional, colorado de carteirinha gosta de assistir aos jogos na TV. "Gosto de acompanhar", ressalta. O idoso classifica o jogador Garrinha como o maior de todos os tempos. "Jogava muito", diz. Apesar de gostar de torcer pelo Inter, o veterano nunca assistiu uma partida no estádio Beira Rio. "Durante a maior parte da vida, meu pai morou longe da capital, acho que isso contribuiu para que não tenha ido conhecer internamente", diz Milton.
Momentos marcantes
Romeu passou por muitos momentos marcantes da história local e mundial. A pandemia de Covid-19 foi um deles. O idoso venceu o vírus. "Ele pegou, mas graças a Deus se recuperou bem. Quando veio a vacina tomou todas as doses, inclusive, a mais recente da bivalente", salienta o filho.
O veterano passou por muitos acontecimentos históricos ao longa da vida. De Segunda Guerra Mundial a queda das Torres Gêmeas, Romeu fala com facilidade sobre diversos assuntos. "Vivi muitos períodos distintos", afirma.
O idoso relembra que na juventude costumava caçar perdiz nos campos do quartel. "Os tempos eram outros e o entendimento das coisas também. Felizmente essa prática não existe mais", evidencia o filho.
Milton conta que o pai adorava caminhar pelas ruas do bairro em que morava em Rosário do Sul. "A atividade física sempre foi importante e ajudou meu pai a se manter forte. Ele já era idoso quando minha mãe faleceu. Admiro sua resiliência", diz Milton. "Desejo que ele tenha muitos anos de vida pela frente."
Episódios em destaque no ano de 1923
Em 1923, ano em que Romeu nasceu, duas importantes companhias do entretenimento foram fundadas, a Warner Bros (em abril) e a Disney (em outubro). No Brasil, primeira emissora de radiofusão do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, foi fundada no dia 20 de abril. O famoso hotel Copacabana Palace foi inaugurado no Rio de Janeiro, em 13 de agosto. Já no Rio Grande do Sul, em janeiro, a posse de Borges de Medeiros levou ao conflito armado conhecido como Revolução de 1923.
Entre os fatos mundiais da história, se destaca o episódio conhecido como "Putsch da Cervejaria" ou "Golpe da Baviera". No início de novembro de 1923, Hitler tentou sem sucesso, aplicar um golpe de Estado em Munique, na Alemanha. Cerca de 16 pessoas morreram no confronto, o golpe fracassado ocorreu em uma cervejaria local.