NOVO HAMBURGO
Lomba Grande de olho na discussão do Plano Diretor
Mudanças estão previstas para o maior bairro de Novo Hamburgo
Última atualização: 29/02/2024 08:29
Dentro das discussões de revisão do Plano Diretor Urbanístico Ambiental (PDUA), Lomba Grande também pode ganhar novas regras que vão impactar no futuro do maior bairro do Município. As alterações propostas preveem a área do setor industrial, ampliação da zona urbana da região e do sistema viário. Hoje o bairro tem uma única via de acesso, a Estrada Leopoldo Petry. Além disso, a necessidade de novas vias é pressionada pelo crescimento de São Leopoldo, no limite com Novo Hamburgo. Conforme o estudo apresentado pela Urbtec, empresa de consultoria técnica contratada pela Prefeitura, o bairro possui a segunda maior taxa de crescimento do Município.
Problemas
A Associação de Moradores de Lomba Grande (Amolomba), que participa do Conselho da Cidade (Concidade), defende que a Prefeitura "ataque" com mais precisão o problema das construções irregulares. Segundo o representante da entidade no Concidade, Giovane Barbosa de Souza, os terrenos com 500 metros quadrados têm sido utilizados para a construção de três construções, o que descaracteriza o bairro. Como a revisão do plano prevê que existam lotes de 1 mil metros quadrados, Souza entende que várias edificações poderão ser construídas no terreno. "Por que não fazem lotes de 300 metros quadrados de uma vez e se resolve isso?", diz.
Outra preocupação são as frações de terra, normalmente oriundas de herança ou separações, que enfrentam dificuldades para regularização por conta do percentual de 10% previsto para doação ao Município. "Está apavorante a quantidade de imóveis irregulares e os negócios de contratos de gaveta. Também há o problema da falta de fiscalização", aponta.