Reconstrução no RS
Lojas do RS podem ter até 15% de desconto para repor estoque de eletrodomésticos
Medida é negociada entre governo federal e setor que fabrica a linha branca
Última atualização: 29/05/2024 17:03
O comércio varejista do Rio Grande do Sul deve ter descontos de até 15% para repor o estoque da linha branca após as enchentes, é o que diz secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior. A categoria compõe os itens essenciais das casas, e inclui fogão, geladeira e máquina de lavar roupa.
Conforme Belchior, o governo está articulando com o setor industrial a possibilidade de ofertar os descontos para abastecer o comércio varejista gaúcho. Para isso, o ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, já se reuniu com empresas da área.
O governo estudou a possibilidade de fazer uma aquisição de equipamentos para distribuição, mas, diante da "logística gigantesca" e da diversidade de perdas, optou-se pelo auxílio reconstrução de R$ 5,1 mil que está sendo pago a famílias de baixa renda atingidas.
"Nós sabemos da dificuldade. Eu já pedi para o Alckmin conversar com os companheiros que fabricam a linha branca para que nesse momento, no Rio Grande do Sul, as pessoas levem em conta que a gente vai ter que oferecer produtos da mesma qualidade, mas mais barato", disse o presidente Luíz Inácio Lula da Silva.