abc+

ABC NAS RUAS

Lixo e entulhos voltam a ser colocados em rua menos de 24 horas após limpeza

Moradores do bairro Canudos afirmam que não denunciam mais descarte ilegal de lixo por medo

ico_abcmais_azul
Publicado em: 07/08/2024 às 17h:17 Última atualização: 07/08/2024 às 17h:18
Publicidade

Após o ABC nas Ruas revelar, na última segunda-feira (5), a presença de um lixão a céu aberto na Rua Juarez, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, a Prefeitura promoveu a limpeza do local no dia seguinte. Nesta quarta-feira (7), menos de 24 horas após a limpeza, lixo e entulhos voltaram a ser depositados no local.

FIQUE LIGADO: TRÂNSITO: Vazamento oculto causa bloqueio em avenida de Novo Hamburgo para reparo da Comusa

Cerca de duas horas antes da chegada da reportagem, em uma das esquinas, um homem foi visto jogando podas de árvores na via recém limpa. Também foi deixado no local uma sacola com roupas femininas. Já próximo à esquina com a Rua Ícaro, entre a noite de terça-feira (6) e esta manhã, um móvel estragado foi jogado na rua.

 



 

Moradores têm medo de denunciar

O aposentado Celso Silva, 86 anos, afirma que a situação se repete pela falta de fiscalização. Ele afirma que, no passado, já denunciou pessoas que descartavam lixo no local, e chegou a ser ameaçado de morte por isso. Agora, não denuncia mais por medo. “O que posso dizer é que isso desvaloriza nossa região e nos traz insegurança”, pontua.

LEIA TAMBÉM: AUXÍLIO RECONSTRUÇÃO: Aumenta lista de cidades que podem cadastrar famílias para Pix de R$ 5,1 mil

Outra moradora vizinha ao local, Derminda Santos, 67, destaca que a falta de colaboração da população e a inércia do poder público prejudicam quem mora nas imediações. “Tem gente que para carrão aqui para largar lixo. A gente precisou aprender a conviver com isso: é rato, barata, e outros bichos dentro de casa”, frisa.

Como denunciar

O secretário de Meio Ambiente, Ráfaga Fontoura, enfatiza a importância da participação dos moradores no combate a depósitos irregulares de lixo e entulho. “Quem sai prejudicada é a municipalidade e principalmente a vizinhança. Na grande maioria das vezes, são pessoas de fora que vêm ‘emporcalhar’ o local”, acrescenta.

A população pode denunciar flagrantes pelo telefone (51) 3097-1990, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Nos finais de semana, a denúncia pode ser feita pelo (51) 99645-7266.

PREVISÃO DO TEMPO: Temperaturas abaixo de zero por dias consecutivos e chance de neve no RS após a chuva

Novo Hamburgo conta com dois ecopontos para descartes de materiais: Ecoponto Canudos (Rua Estocolmo, 809) e o Ecoponto Santo Afonso (Avenida Montevideo, 520), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. O Ecoponto Canudos fica a cinco minutos de carro da Rua Juarez.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade