abc+

PASSADO E PRESENTE

Livro sobre história da comunidade do Pinhal Alto é lançada e celebra 200 anos da Imigração Alemã; veja mais

Localidade teve seu início com 16 famílias de imigrantes alemães

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 23/11/2024 às 14h:00
Publicidade

Registros do passado e presente da comunidade do Pinhal Alto, de Nova Petrópolis, são contados no livro “Im Tannenwald – Uma Colônia Alemã”, lançado no domingo (17), durante a missa da Festa dos Pioneiros, que homenageia os primeiros moradores do local. A obra faz parte dos festejos do município pelo Bicentenário da Imigração Alemã.

Comunidade do Pinhal Alto lança livro sobre a sua história e o seu presente



Comunidade do Pinhal Alto lança livro sobre a sua história e o seu presente

Foto: Margarida Neumann/Divulgação

A publicação é resultado de um trabalho coletivo. Inicialmente denominada “Tannenwald”, nome que dá título ao livro, a comunidade do Pinhal Alto teve seu início com 16 famílias de imigrantes alemães.

No campo histórico, um dos destaques é o fato de o atual território do Pinhal Alto ter pertencido ao Município de São Leopoldo – diferente da parte restante de Nova Petrópolis, que pertencia a São Sebastião do Caí -, onde a imigração alemã teve início no Rio Grande do Sul.

LEIA TAMBÉM: Novo empreendimento da Lugano terá complexo gastronômico com investimento de R$ 25 milhões

O Pinhal Alto ostenta a construção de diversos monumentos religiosos e orgulha-se por ter gerado, entre padres, freiras, monsenhores e bispos, mais de 60 religiosos. Atualmente, conta com dezenas de grupos sociais, culturais, esportivos e religiosos, integrando a comunidade através de associações, danças folclóricas, teatro, esportes e grupos pastorais. Vale destacar a tradição musical, traduzida nas diversas bandas e corais, não raro, expressão de famílias inteiras.

O lançamento do livro foi prestigiado por diversas autoridades, entre as quais o cônsul da Alemanha no Rio Grande do Sul, Marc Bogdahn; o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf; o vice-prefeito Martim Wissmann; e o diretor do Departamento de Memória e Patrimônio da Secretaria Estadual de Cultura e representante da Comissão Oficial do Bicentenário, Eduardo Hahn.

VEJA AINDA: Corpo de Bombeiros descentraliza atendimento com posto na entrada de Gramado; veja como funciona

A obra é comercializada durante a 27ª Feira do Livro de Nova Petrópolis, que segue até o domingo (24), na Rua Tiradentes, e nos seguintes pontos de venda: Druck Gráfica e no Salão Comunitário do Pinhal Alto, com Selivio Model. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade