abc+

LANÇAMENTO

Livro conta a história de um dos pioneiros da Igreja Assembleia de Deus no Vale do Sinos

Biografia do pastor Aleixo Flores da Silva foi escrita pelo neto dele, Gustavo Leal

Renata Strapazzon
Publicado em: 06/08/2024 às 08h:04 Última atualização: 06/08/2024 às 08h:04
Publicidade

No ano que em a Igreja Assembleia de Deus completa o centenário de sua fundação no Rio Grande do Sul, a história de um de seus pioneiros no Vale do Sinos é retratada em livro. A obra “Aleixo, desbravando fronteiras na Assembleia de Deus gaúcha” traz a biografia do pastor Aleixo Flores da Silva, quarto pastor da congregação no Estado e primeiro pastor presidente em São Leopoldo.

Leal com o livro que conta a história do avô Aleixo



Leal com o livro que conta a história do avô Aleixo

Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

A publicação, com 200 páginas, divididas em 30 capítulos, foi escrita pelo neto do pastor, Gustavo Leal. Quem assina o prefácio é Vilma da Silva Leal, de 86 anos, mãe de Gustavo e filha do Pastor Aleixo.

No livro, Gustavo reúne dados encontrados em documentos datilografados pelo avô, fotos e depoimentos de pessoas que tiveram a vida impactada pelo trabalho de Aleixo e da esposa, Adalgiza da Silva, a “vó Passinha”, frente a igreja matriz leopoldense.

“Pouco antes de falecer, em 1990, meu vô me entregou um vasto material com informações sobre a igreja no Rio Grande do Sul, em textos datilografados por ele. Desde então, nutria esta vontade de escrever um livro”, conta Gustavo. “Sempre admirei muito o meu avô, um homem que não tinha estudo e que com a graça e misericórdia de Deus fez tudo o que fez. Me sinto honrado em conseguir. É uma homenagem, também, para a minha mãe”, diz.

LEIA TAMBÉM: Família luta contra o tempo para salvar criança com doença rara em São Leopoldo

Entre as passagens relatadas na publicação, está a vinda de Aleixo ainda jovem para Porto Alegre, em 1933, trazido de Santa Maria pelo missionário Gustaf Nordlund, fundador da Assembleia de Deus no RS, os primeiros cultos em São Leopoldo e a fundação do orfanato Lar Adalgiza da Silva, em 1968 no bairro Ideal, em Novo Hamburgo.

“Depois da publicação, muita gente entrou em contato, relembrando histórias do meu avô. Já tenho pensado em alguns assuntos que não poderão ficar de fora de uma segunda edição”, projeta Gustavo. A biografia do pastor Aleixo está sendo vendida a R$60. Os pedidos pelos livros podem ser feitos pelo instagram @gustavolealsl ou pelo WhatsApp 99636-5780.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade