O Rio Grande do Sul vai estar entre os locais mais quentes do mundo neste começo de semana. Depois de atingir, no sábado (11), a temperatura máxima oficial de 39,8ºC em Quaraí, o Estado deve registrar mais de 40°C neste domingo (12) e na segunda-feira (13). Em algumas cidades da região metropolitana de Porto Alegre, a máxima pode chegar a 42ºC amanhã.
De acordo com a MetSul, o mapa da Universidade do Maine (EUA), com base em dados do modelo norte-americano GFS, aponta a média das máximas de três dias entre ontem e amanhã no planeta. As três regiões de maior temperatura são: Austrália, África subsaariana, e uma zona que compreende o Centro e o Nordeste da Argentina, Uruguai e Rio Grande do Sul.
Uma forte massa de ar quente cobre, neste domingo, as latitudes médias da América do Sul e é responsável pelo calor muito intenso sobre parte do continente. Desde o início de fevereiro, as máximas na cidade gaúcha de Quaraí, na fronteira com o Uruguai e não muito distante da Argentina, têm sido extremamente altas. Isso depois de um janeiro muito quente, que registrou cinco dias em que as máximas oficiais na região ficaram em torno de 40ºC.
Satélite mede mais de 50ºC no solo
Os sensores do satélite meteorológico GOES-16, da NASA e NOAA, mediam mais de 50ºC no solo no Oeste do Rio Grande do Sul na tarde deste domingo. A temperatura do solo alcançava a marca ainda na área de Santiago e em pontos da Campanha, ao Sul de Bagé, na fronteira com o Uruguai.
A MetSul enfatiza que essa temperatura não é a mesma sentida pelas pessoas. O dado é relevante para a agricultura, já que a temperatura do solo afeta as lavouras, mas em nenhum momento significa que as máximas atingem 50ºC em estações meteorológicas padronizadas.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags