PÓS-ENCHENTE

Escolas do bairro Novo Esteio se preparam para retorno de quase 800 alunos no dia 10

O bairro foi um dos mais afetados pelas inundações no município de Esteio

Publicado em: 03/06/2024 19:25
Última atualização: 03/06/2024 19:26

Após mais de um mês sem aulas por causa da enchente, as escolas municipais de Educação Infantil (Emeis) Irmã Sibila Ana Burin e Sonho Mágico e a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Luiza Fraga estão sendo preparadas para o retorno de quase 800 alunos na próxima segunda-feira (10). As três instituições do Novo Esteio foram atingidas diretamente com a elevação das águas do Rio dos Sinos, assim como praticamente todo o bairro, um dos mais castigados pelas fortes chuvas que começaram no final de abril e se estenderam durante boa parte do mês de maio.

Escolas do Novo Esteio se preparam para retorno dos alunos Foto: Laura Wille/Divulgação/Prefeitura de Esteio

Ao longo desta semana, servidores das unidades escolares e funcionários de empresas terceirizadas, contratadas de forma emergencial para agilizar os serviços, estão fazendo a limpeza e restauração das escolas. Troca de piso de madeira por cerâmica, instalação de novas portas, revisão e substituição das redes de energia elétrica e de ar condicionado e pintura são algumas das ações previstas para deixar as três escolas preparadas para o restante do ano letivo. Também estão previstas a substituição de itens da cozinha e refeitório, de mobiliários e equipamentos de informática, assim como a renovação dos jardins e das pracinhas.

Outras escolas

Além das três instituições no Bairro Novo Esteio, as aulas foram suspensas em toda a rede municipal no dia 2 de maio. A Emeb Alberto Pasqualini, no Bairro São José, também atingida diretamente pelas cheias, voltou às atividades no dia 24, depois de passar por processo de limpeza e reposição de itens do mobiliário e computadores.

Nas Emebs Oswaldo Aranha, Vitorina Fabre, Ezequiel Nunes Filho, Eva Karnal, Edwiges Fogaça, Dulce Moraes e Tomé de Souza e a Emei Aprender Brincando, utilizadas como ponto de abrigo, as aulas também já foram retomadas, assim como no restante da rede pública municipal.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas