abc+

ORGANIZAÇÃO NA PRAIA

Litoral norte estima receber 2 milhões de pessoas entre Natal e ano-novo

Período para curtir as festas nas praias motiva ações de segurança e preparação de infraestruturas

Susete Mello
Publicado em: 20/12/2024 às 07h:00 Última atualização: 20/12/2024 às 08h:11
Publicidade

A partir desta sexta-feira (20), a movimentação nas praias do litoral norte se intensifica. A Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte) estima que 2 milhões de pessoas circularão nas praias nos feriados de Natal e ano-novo e o start no quesito segurança dos banhistas à beira-mar vem da informação do Corpo de Bombeiros Militar do Estado (CBM/RS).

BR-290: Mais de 345 mil veículos devem trafegar pela free way até o Natal; veja os melhores horários para viajar

Imbé está entre as cidades litorâneas gaúchas que aguarda milhares de visitantes | abc+



Imbé está entre as cidades litorâneas gaúchas que aguarda milhares de visitantes

Foto: Reginaldo Leal/Divulgação

A partir deste dia 20, 12 balneários do litoral norte e quatro no litoral sul estarão operando com quantitativo máximo de guarda-vidas. “Podemos adiantar que o número de guarda-vidas, somando litoral norte sul, é superior a 1 mil guarda-vidas”, informou a corporação na quarta-feira, por meio de assessoria de comunicação social, acrescentando que ainda existem guarda-vidas em capacitação.

LEIA TAMBÉM: Como será o verão no Rio Grande do Sul; nova estação começa neste sábado

Já no sábado (21) aspectos como segurança e infraestrutura serão apresentados no lançamento da Operação Verão Total 2024/2025, que terá abertura oficial em Cidreira. A Operação é uma parceria entre diversas secretarias e órgãos públicos, mobilizando as forças de segurança do Estado, além de equipes de saúde, meio ambiente e comunicação.

Tramandaí: fogos na virada do ano  | abc+



Tramandaí: fogos na virada do ano

Foto: Prefeitura Tramandaí/Divulgação

O presidente da Amlinorte, o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, informa que os 23 municípios da Amlinorte têm 220 guaritas. Conforme o levantamento da entidade, realizado em novembro, existem guaritas em manutenção, em reformas e outras prontas para o verão 2024/2025.

A prefeitura de Tramandaí informa que desde quinta (19), salva-vidas atuam na região central e zona sul. Em Osório, nos balneários de Atlântida Sul e Mariápolis, há quatro guaritas com salva-vidas atuando também.

Cidades se organizam

Embora a maioria das famílias passe o Natal em sua cidade de origem, sublinha o presidente da Amlinorte, o prefeito de Maquiné, João Marcos Bassani dos Santos, somente na virada do ano são aguardadas 1 milhão de pessoas nos 23 municípios associados da Amlinorte.

Tramandaí, a Capital das Praias, terá caravana especial circulando pela cidade no Natal e estima receber 500 mil pessoas na virada com festa próxima da plataforma marítima e show piromusical, com fogos silenciosos. No último dia do ano, a programação começa às 21 horas, com apresentações de Grupo Doce Desejo (21h30), DJ Jeff Graciano (23h30) e uma hora após é a vez da Banda Portal New.

Guaritas em Imbé | abc+



Guaritas em Imbé

Foto: Reginaldo Leal/Divulgação

FIQUE ATENTO: Vai viajar? Veja os cuidados necessários para evitar incêndios em veículos

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Capão da Canoa, Marcelo Ramos, também terá festa de réveillon com 14 minutos de shows nacionais (João Bosco e Gabriel e Oba-Oba Samba House), na beira-mar. Antes disso, no Natal ocorre o aquecimento do comércio, com pessoas chegando já na sexta-feira e tem como atrações a visitação também ao Parque Náutico, uma das principais atrações da cidade litorânea.

O presidente da Amlinorte frisa que a expectativa é a melhor possível. “Como todos os anos, esperamos nossos veranistas com a expectativa de atendê-los da melhor forma, com infraestrutura e serviços básicos em sintonia.

O objetivo é que os turistas possam aproveitar o período de descanso, o que todos esperam o ano inteiro para poder usufruir junto com a família”, declara o presidente da Amlinorte, acrescentando que as cidades têm trabalhado para deixar o litoral em condições em um ano de enchente que afetou especialmente os municípios da encosta do litoral norte.

Ele citou que ainda há pontes em reconstrução de alguns municípios, como Maquiné, Três Forquilhas e Itati. “São os municípios que foram mais atingidos na região, porém em condições de receber os turistas”, antecipa.

Em Osório, a administração está realizando o trabalho de reforma das passarelas da beira-mar, limpeza das ruas e roçadas das praças. Além disso, uma nova pracinha infantil foi construída na Praça da Integração, no distrito de Atlântida Sul.

O prefeito de Imbé, Ique Vedovato, estima que deve ser a melhor temporada e a nossa cidade estará totalmente organizada, com obras em conclusão e manutenção e zeladoria pronta para receber esse incremento com picos de ano novo e carnaval. “Mais de 80% da cidade está com iluminação nova e temos obras do Calçadão Beira Mar e Avenida Paraguassu, além de manutenção nas ruas”, antecipa.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade