PARA A HISTÓRIA
Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo lança neste domingo livro sobre os 40 anos da entidade
Obra com 208 páginas eterniza a trajetória da Liga na cidade. Evento de lançamento será na Fundação Ernesto Frederico Scheffel
Última atualização: 01/11/2024 09:13
Registrar a trajetória da entidade e deixar um legado para as novas gerações de voluntárias é o objetivo do livro Liga Feminina de Combate ao Câncer de Novo Hamburgo – A Nossa História, que será lançado neste domingo (3), às 17 horas, na Fundação Ernesto Frederico Scheffel.
Com 208 páginas, o livro tem coordenação editorial do jornalista Martin Behrend, e foi acompanhado por uma comissão de voluntárias responsável pela definição de pautas e conteúdos: Carmen Engel Gerhardt, Eneida Fleck Suarez, Maria Regina Strack Dau, Mariza Winter Simon e Miriam Herz Behrend.
- CONFIRA AINDA: AONDE IR: Festa dos 5 anos de lançamento da região turística Vale Germânico está entre as atrações do fim de semana
A diagramação foi de Alexandre Bitello e o tratamento fotográfico esteve sob a responsabilidade do fotógrafo Marcos Quintana. São mais de 190 imagens, entre fotografias, recortes de jornais, documentos, campanhas da entidade, fotos das vencedoras do Glamour Girl, entre outros detalhes.
Com 40 anos de fundação, comemorados em setembro deste ano, a Liga Feminina leva assistência a milhares de pacientes oncológicos, e tem em sua raiz o voluntariado e a luta contra a doença.
Conforme as voluntárias Carmen Gerhardt e Eneida Suarez, a comissão responsável pelo livro tinha a ideia de lançar a obra há muito tempo. O grupo, que desde a fundação da Liga Feminina, em 1984, colabora com o trabalho da entidade, decidiu que gostaria de deixar registrada a história de como foi o início da Liga Feminina e a construção de cada departamento.
“Tivemos conquistas importantes para a comunidade, uma delas é a vinda da oncologia para Novo Hamburgo, e que muitos não sabem como foi trazer isso para cá. O livro foca no que a Liga já fez e ainda faz”, destaca Eneida.
Para conseguir detalhar toda a história e os momentos mais marcantes, a comissão de voluntárias se reuniu semanalmente para a gravação dos depoimentos. “Tivemos a participação de médicos, voluntárias que iniciaram alguns departamentos e as nossas lembranças desses 40 anos”, afirma Carmen.
Valor e onde comprar
O lançamento do livro, que contará com um recital compacto da pianista Olinda Allessandrini, é aberto à comunidade. Para quem quiser adquirir a obra, o preço é de 50 reais, com 100% do valor arrecadado sendo revertido para os atendimentos aos pacientes.
O livro também estará à venda na sede da entidade – Rua Tupi, 282, bairro Rio Branco, em Novo Hamburgo.
Depoimentos emocionantes
A obra também traz depoimentos emocionantes de pacientes que foram atendidos pela Liga e avaliam o quanto o trabalho da entidade fez a diferença na vida deles. Também há relatos de médicos e das ex-presidentes avaliando os diferenciais que fazem da Liga uma entidade com tanta credibilidade e com um trabalho sério em favor da vida de pacientes de baixa renda.
Para o coordenador editorial do livro, Martin Behrend, a produção da obra tem como um dos objetivos mostrar como foi o surgimento da entidade no começo da década de 1980. “Resgatamos como ocorreu a mobilização de mulheres hamburguenses para construir a entidade. É um livro robusto, com mais de 200 páginas, que ajuda a entender a dimensão do trabalho realizado pela entidade e o quanto a ajuda da comunidade é fundamental para levar assistência aos pacientes”, completa.