COMBATE AO CÂNCER

Liga Feminina de Combate ao Câncer completa 38 anos em Canoas

Entidade sem fins lucrativos presta suporte para 305 pacientes oncológicos no município

Publicado em: 11/04/2023 10:10
Última atualização: 04/03/2024 10:17

Nesta terça-feira (11), a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas completa 38 anos. Atualmente, a entidade sem fins lucrativos presta suporte para 305 pacientes oncológicos cadastrados. Atendimentos com profissionais das áreas de fisioterapia, psicologia, nutrição e serviço social são todos feitos de forma gratuita.

Entidade comemora 38.º aniversário no município Foto: Divulgação/Liga de Combate ao Câncer

Além dos atendimentos na área da saúde, pacientes em vulnerabilidade social recebem cesta básica e vale-farmácia. Para atender a demanda, a Liga depende de parcerias e doações, enfatiza a presidente da entidade, Ana Maria Viezzer. "O aniversário da Liga é sempre um momento especial. O apoio das empresas e da comunidade é fundamental para a continuidade do trabalho prestado para pessoas com câncer", destaca Ana Maria.

No último ano, o número de atendimentos cresceu significativamente, 91% de acordo com a presidente. O registro de óbitos de pacientes oncológicos cadastrados na Liga também sofreu aumento. Em 2022, foram 20 mortes. "É um reflexo do período da pandemia de Covid-19. Muitas pessoas ficaram sem fazer os exames de rotina. A prevenção segue sendo a melhor solução", salienta.

Entre o público atendido pela Liga, 85% são mulheres. O tipo de câncer que lidera os atendimentos das pacientes é o de mama. A faixa etária de 60 a 69 anos representa é a maior fatia, 30% das pacientes.

A Liga lançou recentemente três novos programas de atendimento para quem está em tratamento oncológico. Os projetos SuperAção, Longevidade e Ressignificando Histórias tiveram início das atividades em março, a duração será por 12 meses. "As atividades são variadas, desde palestras a produção de receitas saudáveis", comenta a presidente.

A Liga atende de segunda a sexta-feira, das 13 às 17 horas. A sede fica localizada na Avenida Santos Ferreira, 1864 - prédio 2 do Hospital Nossa Senhora das Graças.

Longevidade

Cerca de 70% dos casos estão relacionados com maus hábitos, como má alimentação, sedentarismo e uso de cigarros, aponta a presidente da Liga. "Hábitos saudáveis, como exercício físico e boa alimentação, são fatores preventivos essenciais. O câncer, seja qual for o tipo, é multifatorial, ou seja, não há uma única causa e sim um conjunto de fatores, desde a questão genética até os hábitos de vida", explica Ana Maria. O projeto Longevidade é um dos destaques com ações voltadas para atividades físicas, motoras e alimentares. Para ajudar a Liga, o contato é (51) 99516-9129.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas