AÇÃO SOCIAL

Liga Feminina de Combate ao Câncer amplia projetos em Canoas

Programas SuperAção, Longevidade e Ressignificando Histórias terão duração de 12 meses

Publicado em: 10/03/2023 10:08
Última atualização: 01/02/2024 15:05

Nesta semana, a Liga Feminina de Combate ao Câncer de Canoas inaugurou três novos projetos: SuperAção, Longevidade e Ressignificando Histórias. No fim do ano passado, a entidade recebeu recursos por meio de três emendas parlamentares para custear os programas que terão duração de 12 meses. Todos os projetos foram aprovados pelo Conselho de Assistência Social.

Primeiro encontro com pacientes do projeto SuperAção Foto: Taís Forgearini/GES-Especial

No projeto SuperAção, 15 pacientes oncológicos, entre mulheres e homens, serão atendidos a cada 14 dias. Na primeira etapa, eles serão acompanhados por uma psicóloga para trabalhar projetos de vida a curto, médio e longo prazo. Na segunda fase, os pacientes serão convidados a contar suas histórias em palestras. Serão 25 encontros com a comunidade canoense, em escolas, empresas e ONGs. Na última etapa do projeto, uma revista será elaborada com as histórias de superação dos pacientes.

"Entendemos que quando uma pessoa fala sobre suas experiências para as outras o impacto é maior. No final do ano, teremos uma sessão de autógrafos da revista. Será uma noite muita especial para todos", enfatiza a coordenadora executiva da Liga, Jeane Kich.

Já o projeto Longevidade vai atender 30 pacientes oncológicos, entre mulheres e homens, com 60 anos ou mais. As ações trabalhadas serão voltadas para atividades físicas, motoras e alimentares. Uma educadora física vai trabalhar questões de risco e prevenção de quedas. Os idosos também farão receitas saudáveis acompanhados por uma nutricionista. "Uma alimentação saudável é fundamental, quanto menos processados e industrializados melhor. Mensalmente distribuímos 80 cestas básicas para pacientes oncológicos de nosso projetos e de fora", destaca Jeane.

De acordo com a coordenadora cerca de 70% dos casos estão relacionados com maus hábitos, como má alimentação, sedentarismo e uso de cigarros.

Ressignificando Histórias

O terceiro projeto, Ressignificando Histórias, é destinado para mulheres, onde 15 pacientes oncológicas terão encontros mensais. As atividades em grupo envolvem lúdicas e de criação, além de artesanato. "São momentos em que elas terão para interagir e produzir. Temos relatos de mulheres que dedicaram totalmente suas vidas para outras pessoas. É indispensável que nesse momento elas tenham tempo livre para fazer novas coisas", ressalta Jeane. A coordenadora executiva da Liga conta que cerca de 60% dos casos atendidos são de câncer de mama.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas