O domingo de eleições municipais tem sido movimentado nas cidades da região. Em São Leopoldo, apesar do grande número de eleitores nas escolas desde cedo, as filas se dissipam rapidamente. Na urna, são digitados os números dos candidatos a prefeito e vereadores. A votação, que começou às 8 horas segue até as 17 horas. Para votar, é necessária a apresentação do título de eleitor e de um documento com foto.
Na Escola Estadual Amadeo Rossi, no bairro Santa Tereza, antes da abertura dos portões, dezenas de pessoas já aguardavam na calçada. Entre os primeiros a garantir o voto no local, estavam Eva de Moura, 71 anos e o filho Ronaldo de Moura, 52. “Sempre venho no primeiro horário. Acho importante todos votarem, é pelo bem do Município”, opina Eva.
A enfermeira Carla Gonçalves, 35, também foi cedo exercer o direito do voto, antes do início de mais um plantão no trabalho. “Nem cogitei a ideia de falta à Eleição. É um direito que conquistamos e que não podemos desprezar”, comenta.
LEIA TAMBÉM: ELEIÇÕES: Veja nome e número dos candidatos a prefeito em São Leopoldo
Na cidade, um local de votação sofreu alterações, a Escola Villa Lobos, no Centro. No portão da escola, uma faixa informa aos eleitores sobre a mudança, feita para o Instituto Estadual de Educação Pedro Schneider, o Pedrinho.
Moradora do Centro, Guacira Cardoso da Silva, 65, costumava votar na escola Villa Lobos. “Fiquei sabendo com antecedência da mudança e resolvi vir nas primeiras horas votar”. Segundo ela, o voto é um direito do qual não abre mão. “Não tem desculpa para não votar, a não ser que a pessoa já não tenha mais condições de sair de casa. É uma decisão que impacta em nós mesmos, independente da idade”, comenta.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags