MORADOR DA SCHARLAU

Leopoldense faz sua estreia como ator no filme Colegas e o Herdeiro

O ator Cristiano Lourenço, 36, tem Síndrome de Down e mora na Scharlau; longa visa a combater o preconceito contra pessoas com transtornos neurológicos

Publicado em: 07/12/2023 08:13
Última atualização: 07/12/2023 08:36

Com as gravações encerradas no final de novembro, o filme Colegas e o Herdeiro (também conhecido como Colegas 2), conta com o leopoldense Cristiano Lourenço no elenco. O filme visa a combater o preconceito contra pessoas com transtornos neurológicos.

Luiza Acosta, Cristiano Lourenço e Gabriel Lazzari no set de Colegas e o Herdeiro Foto: Luiza Acosta/Divulgação

Aos 36 anos e morador do bairro Scharlau, Lourenço teve a sua primeira experiência como ator. Sua sobrinha Gabriela Lourenço Nunes, 28, foi quem o inscreveu para os testes. Na trama, que reúne diversos atores com Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), Cris interpreta o ladrão Capacete, filho de Mamacita (Fafy Siqueira) e irmão de Wilson (Marcos Contreras).

"Eu tenho que agradecer muito por terem me recebido e aos meus irmãos que me levavam e buscavam para as gravações. Eu ia lá no set e roubava a cena", disse Cristiano Lourenço. A experiência foi tão marcante que ele decidiu continuar seguindo carreira como ator. "Vou fazer aulas de teatro na Take04, uma das melhores escolas", contou.

Superação

Enquanto seu filho falava, a dona de casa Joaninha Soeli Lourenço, 79, o observava com os olhos marejados e um sorriso emocionado no rosto. "A história dele daria um livro daqueles bem grossos", comentou, orgulhosa.

Segundo ela, o médico que revelou o diagnóstico de Cristiano disse que o menino nunca seria capaz de nada. As palavras preconceituosas nunca convenceram Joaninha, que sempre acreditou no seu filho. "A intolerância vem de dentro de casa. Eu sempre incentivei meu filho. Ele cresceu e se tornou independente, justamente o contrário do que o médico falou que ele seria", argumentou.

Joaninha defende que os pais não devem menosprezar suas crianças. "Existem pais que não levam seus filhos para sair, dizem que eles são 'doentes' e isso faz com que eles tenham dificuldade em se desenvolver, porque eles acreditam nisso. Eu sempre levei o Cris em todo lugar e ninguém nunca reclamou, porque sabiam que eu não deixaria", acrescentou.

Para a mãe, o longa tem um papel conscientizador. "É muito importante para que outros pais acreditem na capacidade de seus filhos da mesma forma que eu acredito no meu."

Festivais e lançamento

Segundo a produtora associada e diretora de comunicação do filme, Aleksandra Zakartchouk, a obra seguiu para edição e, em 2024, deve ser inscrita em festivais de cinema como o de Gramado, para ser lançado oficialmente em 2025. A profissional citou ainda suas projeções para a estreia.

“Esta é a primeira vez que temos uma parceria entre a Gatacine e a Globo Filmes, então esperamos que haja uma grande divulgação nos canais da Globo.” Aleksandra disse, ainda, que Colegas e o Herdeiro possui ganchos para uma continuação. “Se fizer sucesso, podemos fazer um seriado ou um novo longa”, afirmou.

Conheça a trama

Cristiano Lourenço - ator de Colegas e o Herdeiro Foto: Arquivo pessoal
Dirigido e roteirizado por Marcelo Galvão, o longa é estrelado por Ariel Goldenberg, Rita Pokk e Breno Viola, protagonistas do primeiro filme. Colegas e o Herdeiro traz também um novo ator para a trama, o primeiro conselheiro com deficiência do Unicef no Brasil, João Vitor de Paiva. A continuação de “Colegas” tem como história principal a viagem escondida do grupo de amigos com síndrome de Down em um avião de carga para Punta Del Este, no Uruguai.

Stallone, o protagonista estrelado por Goldenberg, leva os amigos para se hospedarem em um hotel que ele acredita ser a sua herança. O elenco traz ainda Luiza Acosta, Rafaela Ehmke, Gabriel Lazzari, Henrique Fernandes, Giulia Merigo, Fafy Siqueira, Deto Montenegro, Marcelo Naz e Marcos Contreras. Segundo Aleksandra, o filme de aventura tem diversos toques de comédia e envolverá os espectadores desde os primeiros minutos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas