O violinista Richard Mickael Bartikoski, que ficou conhecido nacionalmente quando criança por tocar na calçada do shopping no Centro de São Leopoldo para angariar fundos para comprar um violino profissional, se apresentará em um recital na cidade no próximo domingo (17). Hoje com 20 anos, e estudante de Música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bartokoski será uma das atrações do evento promovido pelo Museu Histórico Visconde de São Leopoldo.
O recital contará, também, com a participação do pianista Eduardo Knob. O evento, com início às 16 horas, é aberto ao público e tem entrada franca. O Museu fica na Avenida Dom João Becker, 491, no Centro.
Em 2015 a história de Bartikoski, então com 11 anos, foi contada em rede nacional durante o programa Hora do Faro, da TV Record. Na oportunidade, o violinista mirim ao lado da mãe, a dona de casa Cristiane Schuh, viu o sonho de ter um violino profissional se tornar realidade com o auxílio de patrocinadores, que além disso garantiram também recursos para reforma da casa da família e a continuidade dos estudos de música do menino.
LEIA TAMBÉM: Leopoldense eleita a primeira Miss Universo Trans encerra reinado em cerimônia na Índia
No retorno das apresentações em São Leopoldo, o violinista promete um repertório com
peças diversas, que, segundo ele, exploram as possibilidades técnicas e artísticas dos dois instrumentos (piano e violino). O repertório será composto por três peças: Introdução e Rondo Caprichoso, de Camille Saint-Saens, Sonata No.1 para Violino e Piano, de Johannes Brahms e a Fantasia “Carmen”, de Pablo de Sarasate.
“Estou muito feliz de voltar a tocar um recital em São Leopoldo, em especial no Museu Visconde, onde comecei meus estudos no instrumento. Tenho certeza que será uma tarde muito especial, com ótima música. Levar minha arte à população é parte essencial do meu papel como artista, e ter a oportunidade de fazer isso na minha cidade é único”, destaca Bartikoski.
LEIA TAMBÉM