MEIO AMBIENTE
Leilão do Zoológico de Sapucaia do Sul é finalizado com venda de 100 animais; confira
De acordo com a Sema, os animais leiloados são considerados domésticos
Última atualização: 16/01/2025 19:17
O leilão do Zoológico de Sapucaia do Sul foi concluído nesta quinta-feira (16) com o arremate de 100 animais (78 cisnes, 20 pavões e 2 jegues), adquiridos por 28 compradores diferentes, segundo material divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) . Com isso, o montante somado é de R$ 137.875,19.
Os recursos arrecadados serão destinados ao Fundo Estadual do Meio Ambiente (Fema). O Conselho Gestor do Fema será responsável por definir de que forma os valores serão aplicados.
Restaram 78 animais sem interessados: 72 cisnes, 4 jegues e 2 pôneis. Após a finalização do processo, a Sema irá avaliar como esses animais serão realocados.
Ainda conforme o material da Sema, os arrematantes serão responsáveis pela emissão da Guia de Transporte Animal (GTA) e por garantir os cuidados com a saúde e bem-estar dos animais, conforme a legislação vigente. Qualquer descumprimento às normas poderá resultar em sanções penais, civis e administrativas.
Animais leiloados são considerados domésticos, segundo Sema
Conforme nota da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) encaminhada anteriormente ao Jornal VS, os animais que constam no edital são considerados domésticos.
“Por se tratar de espécies domésticas, esses animais não precisam de autorização do órgão ambiental para a criação e não é possível de serem encaminhados ou doados para outros zoológicos”, destacou o texto, que explica que esta característica faz parte do motivo da venda.
“Dentro da estratégia ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Infraestrutura, esses animais, devido à reprodução, precisam ser encaminhados para outros locais objetivando a manutenção do bem-estar deles, visto que vivem em espaços limitados”, descreve o material.