No Centro de São Leopoldo
Lancheria que teve explosão na manhã desta terça-feira (24) não tem PPCI
Após ocorrência, Corpo de Bombeiros vistoriou o local e notificou o proprietário do estabelecimento
Última atualização: 18/10/2024 11:29
Explosão nesta manhã de terça-feira (24) em lancheria no Centro de São Leopoldo deixou feridos. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada às 10h35 e em dois minutos chegou ao local. A Samu chegou junto e já passou a fazer o atendimento às vítimas. "O foco da guarnição que foi ao local foi chegar ao local e retirar os botijões, pois não houve explosão do botijão e sim do gás que estava acumulado no espaço. Por isso, existia o risco de uma segunda explosão. A cozinha era abafada e muito fechada, então favoreceu a concentração”, conta o major Deoclides Silva da Rosa, comandante da Companhia de Bombeiros Militar de São Leopoldo.
Segundo o major, o local não tinha Plano de Prevenção Contra Incêndios (PPCI). “Todo o local no qual haja uma ocorrência é feito um relatório, que é o que estamos produzindo agora. Nesse primeiro momento, notificamos o proprietário e caso ele não encaminhe o PPCI dentro do prazo, que costuma ser de 30 dias, será multado”, explica.
O major Deoclides relata que um dos soldados que participou da ação informou que às válvulas estavam ligadas e que o local tinha quatro botijões p13. “O botijão estava virado, o que seria para aproveitar o gás ao máximo e isso pode ter sido uma das causas do vazamento. Provavelmente a explosão ocorreu na hora da troca, mas a investigação agora fica a cargo da Polícia Civil. Porém, outro problema, é que estabelecimentos como restaurantes e lanchonetes, que possuem mais de dois botijões, precisam ter uma central de gás, o que não era o caso”, diz o comandante.
Empresa de gás esteve no local
Também durante esta tarde, funcionários da empresa responsável pelo serviço de troca de botijão, localizada no bairro Feitoria, estiveram vistoriando o local. Os funcionários não prestaram informações à reportagem do Jornal VS. Em ligação, atendente da empresa também se recusou a passar mais detalhes acerca do ocorrido. Sem se identificar, o funcionário da empresa disse que o proprietário estaria de folga e só voltaria a trabalhar nesta quarta-feira. De acordo com o colaborador, o chefe já teria sido avisado e estaria acompanhando o ocorrido mediante a presença da gerência no local.
Relembre o caso
Um vazamento de gás, inicialmente no momento da troca de um botijão, em um restaurante, no Centro de São Leopoldo, próximo da Praça 20 de Setembro, a Praça da Biblioteca, teria sido o motivo da explosão que deixou as quatro pessoas feridas,na manhãdesta terça-feira (24). Os quatro foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhados para o Hospital Centenário, primeiramente.
A manicure Suzete Soares, 49, que trabalha em uma estética ao lado do restaurante, ressalta que viu quando a distribuidora de gás chegou. “Ouvi o barulho dos botijões. E logo em seguida ocorreu uma forte explosão. Tremeu tudo. Foi horrível. Estava trabalhando e deu aquele estrondo forte. Depois foi uma correria. Mas logo o Samu chegou, a guarda municipal também, os bombeiros”, conta ela, explicando que chegou a ver a moça ferida entrar na ambulância. “Acho que era a cozinheira do restaurante. Muito triste.”