abc+

NESTA SEXTA

Lançamento de Ano-Novo Tibetano terá construção de mandala de flores em Gramado

Evento, que é celebrado em Três Coroas, terá abertura da terceira edição do Lozar durante o Festuris

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 08/11/2023 às 16h:05 Última atualização: 08/11/2023 às 16h:47
Publicidade

 A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) será palco para o lançamento na sexta-feira (10), a partir das 13h30, da terceira edição do Lozar. O evento, que ocorre em Três Coroas e celebra o Ano-Novo Tibetano, terá a abertura oficial das atividades no município gramadense. Na ocasião, será construída uma mandala de flores. 

Lançamento do Lozar, o Ano-Novo Tibetano



Lançamento do Lozar, o Ano-Novo Tibetano

Foto: Ogyen Shak/Divulgação

A coletiva de lançamento acontece no estande exclusivo do Lozar no Festuris e contará com a presença dos organizadores e autoridades. Serão servidos alguns sabores típicos da data, como os kapsés e a tchan, a tradicional cerveja tibetana e distribuídas minibandeiras de oração, trazendo um pedacinho da cultura tibetana aos presentes.

A diretora e cofundadora do Espaço Tibet, Drika Shak, lembra que “o que não falta é ritual para os tibetanos”, ressaltando “a importância de os traduzir para um contexto ocidental enfatizando seus aspectos culturais”.

O lançamento marca também a realização do ato das mandalas de mil flores, a construção gradativa de duas mandala de flores, uma representação da harmonia e unidade inspirada nos rituais tibetanos, e será realizada tanto no Festuris quanto no Espaço Tibet.

As mandalas que serão construídas tem um símbolo especial: o nó infinito, representando a interdependência das pessoas, um conceito central na filosofia tibetana. E no domingo (12), às 10 horas, na Ponte Coberta em Três Coroas, as flores serão lançadas no Rio Paranhana, simbolizando a disseminação da sabedoria e da paz.

A celebração é uma realização da Shak Produções, sob a visão do casal Ogyen e Drika Shak, com o apoio do Espaço Tibet e Prefeitura de Três Coroas.

A festividade

O Lozar é um período de transição especial, que ocorre entre meados de dezembro e março e marca o início do ano de 2151, proporcionando um período de resguardo em vista do caos que muitas vezes nos cerca. 

É uma época em que as pessoas tendem a ficar mais confusas, agitadas e nervosas. Momento em que os rituais tibetanos entram em cena como ferramentas valiosas para equilibrar emoções e promover bem-estar, buscando desacelerar e conseguir forças para o ano que se inicia.

O Ano-Novo Tibetano culminará em um grande encontro na cidade de Três Coroas, de 1º a 3 de março, com uma série de atividades significativas, com danças, melodias, oficinas gastronômicas e de bem-estar, além de rituais típicos da cultura tibetana.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade