abc+

BICENTENÁRIO DA IMIGRAÇÃO

Lançamento de almanaque e livro pelos 200 anos da imigração alemã é adiado

Evento que seria no dia 14 de agosto deve ocorrer em novembro

Moacir Fritzen
Publicado em: 09/08/2024 às 14h:46
Publicidade

Por causa da lei eleitoral, a organização decidiu adiar o lançamento de duas obras literárias: “Colônia Alemã de São Leopoldo: 200 anos de História (1824-2024) – um Almanaque” e “São Leopoldo: comemorações, reflexões e atualidades (1974-2024)”. Ambos são da Editora Oikos. O evento estava agendado para ocorrer Sociedade Orpheu, em São Leopoldo, às 18h30 do próximo dia 14 de agosto, com entrada gratuita. A nova previsão é de que o evento de lançamento seja realizado no mês de novembro, após o período eleitoral, mas a data exata será confirmada futuramente.

Martin Dreher é um dos organizadores das publicações | abc+



Martin Dreher é um dos organizadores das publicações

Foto: Débora Ertel/GES-Especial

As duas obras foram pensadas a partir da Comissão Histórica do Bicentenário de São Leopoldo – 200 anos de Imigração Alemã no Brasil, prefeitura de São Leopoldo e o Instituto Histórico de São Leopoldo. O trabalho foi iniciado há quatro anos.

O historiador Martin Norberto Dreher assina a organização do almanaque junto com Erny Mügge. “Dá para dizer que é uma enciclopédia sobre a imigração”, resume.

O almanaque tem 598 páginas e reúne 57 artigos de pesquisadores e historiadores da região e do Estado, muitos deles, ex-alunos e colegas de Dreher. Entre os nomes que assinam a publicação estão Dalva Reinheimer, Dóris Fernandes, Günter Weimer e Sandro Blume, além do próprio Dreher.

Já o outro título tem foco nos últimos 50 anos da comunidade leopoldense, com 369 páginas e 18 capítulos. A obra é organizada por Marluza Marques Harres e Renê Gertz. Os artigos tratam sobre a presença dos índios, negros e demais comunidades que integram o município nos dias atuais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade