abc+

NOVO ANO

La Niña, chuva abaixo da média e calor: Os detalhes da previsão do tempo para janeiro

Verão começou e início de 2025 será como é típico na estação: com temperaturas altas e episódios de temporais

Kassiane Michel
Publicado em: 02/01/2025 às 09h:43 Última atualização: 02/01/2025 às 09h:43
Publicidade

O mês de janeiro costuma ser o mais quente do ano no Brasil. Assim, 2025 já começa com previsão de temperaturas mais altas do que as registradas em dezembro, quando fez até frio no Rio Grande do Sul

La Niña, chuva abaixo da média e calor: Os detalhes da previsão do tempo para janeiro | abc+



La Niña, chuva abaixo da média e calor: Os detalhes da previsão do tempo para janeiro

Foto: Nilson Wolff/Especial

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Como será a chuva em janeiro?

Com temperaturas mais altas, o mês também é marcado por episódios de “chuva de verão”, associados ao tempo quente e úmido. Esses temporais de verão podem vir acompanhados de granizo e vendaval. A MetSul explica que, apesar da previsão de chuva, que pode ser volumosa em curto período, janeiro terá precipitação abaixo da média no Estado.
“É difícil haver uma tendência regional homogênea porque é comum que locais dentro de uma mesma microrregião em que os volumes ficam acima ou abaixo da média, tal a irregularidade na distribuição da chuva que ocorre no verão”, diz a MetSul.
Janeiro começou com as águas do Pacífico Equatorial com temperatura abaixo da média. Desta forma, é previsto que a NOAA, a agência de tempo e clima do governo dos Estados Unidos, declare um evento de La Niña nas próximas semanas. Durante o fenômeno, é comum ter menos chuva no sul do Brasil. 

LEIA TAMBÉM: MEGA DA VIRADA: 41 apostas do RS acertam cinco dezenas e garantem prêmio de até R$ 329 mil

Como ficam as temperaturas em janeiro?

O Sul, o Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil terão temperatura perto e acima da média em janeiro. O Rio Grande do Sul não deve repetir a tendência observada em dezembro de muitos dias com marcas amenas. A previsão que aumente o número de dias quentes, especialmente na segunda metade de janeiro. O Oeste e o Noroeste do RS, em particular, devem ter maior ocorrência de calor intenso.
Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade