GASTRONOMIA TÍPICA

KERB: O que não deixar de experimentar na festa alemã de Dois Irmãos; veja vídeo

Programação conta com dois finais de semana de muita música, atrações culturais e pratos típicos. Confira as dicas

Publicado em: 21/09/2024 18:13
Última atualização: 21/09/2024 18:23

A gastronomia deixada pelos imigrantes alemães é um dos destaques da 195ª edição do Kerb de São Miguel, em Dois Irmãos, que iniciou na sexta-feira (21), no Largo Felipe Seger Sobrinho e na Praça do Imigrante. Com dois finais de semana de muita música, atrações culturais e chope, o evento conta com diversos expositores, que vendem diferentes opções para comer e beber.


Saiba o que não deixar de experimentar no Kerb de São Miguel Foto: Laura Rolim/GES-Especial

No entanto, o que chama mesmo atenção dos visitantes são as comidas típicas do Kerb. Para ajudar os turistas, a reportagem visitou a festa para indicar o que não deixar de experimentar no evento.

A primeira dica para quem for a Dois Irmãos, trata-se de um prato tradicional na cidade: o bolinho de batata. Frito no óleo quente, o prato típico é o queridinho dos adultos e das crianças. No Kerb de Dois Irmãos, os valores do petisco variam entre R$ 4 e R$ 15, no caso de comprar em mais quantidade.

A segunda indicação é para quem gosta de um bom chope. Em uma festa alemã, é claro que não pode faltar. Além do tradicional, os visitantes não podem deixar de experimentar o chope de bergamota, com notas cítricas e adocicadas.

FIQUE ATENTO: PREVISÃO DO TEMPO: Inmet emite alerta de onda de calor para parte do Brasil; cidades do RS devem ser atingidas

De acordo com o diretor da cervejaria Hunsrück, Miguel Engelmann, o sabor foi criado há 14 anos, quando foram convidados a criar o sabor para o Kerb da Bergamota, no bairro Travessão. "Compramos essências, uns sucos concentrados, e fizemos a nossa fórmula de bergamota", explica.

O diretor afirma que o produto é o segundo em termos de vendas, e o maior com valor agregado."É uma receita bem simples, porém, ela tem o cheiro da bergamota, ela tem o gosto da fruta, é adocicado levemente e agrada a muitos paladares", afirma Engelmann.


Miguel Engelmann Foto: Laura Rolim/GES-Especial


Quem aprovou o chopp foi o morador de Porto Alegre Fernando Bernardi 51, que visitou a festa pela primeira vez neste sábado (21), acompanhado da esposa Rosane Bernardi, 52. “Provei pela primeira vez. É muito bom. Para quem não é tão adepto ao chopp tradicional, que degusta de vez em quando, ele é bem mais suave”, destaca.

A terceira e última sugestão é o prato chamado de Bratwurst, que conta com salsicha alemã, pão, maionese, tempero especial e mostarda entre os ingredientes. Conforme  Maria Leoni Dapper, responsável pelo prato através da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Dois Irmãos, que expõe no evento, o pão com salsicha chama a atenção de quem visita.

"É um prato germânico, em homenagem a imigração alemã, e tentamos trazer esse prato em comemoração, e de gratidão aos nossos antepassados", afirma Maria.


Maria Leoni Dapper, 74 Foto: Laura Rolim/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas