EVENTO CULTURAL

KERB DE ESTÂNCIA VELHA: Confira as atrações do festival que começa nesta quinta-feira

Esta é a 40ª edição do tradicional evento realizado na cidade. Programação segue até maio

Publicado em: 19/04/2023 11:47
Última atualização: 04/03/2024 16:55

A comunidade de Estância Velha está mobilizada a fim de deixar tudo preparado para a realização da 40ª edição do Festival de Kerb, que começa nesta quinta-feira (20) e segue até 1º de maio, no Centro da cidade. Desde terça-feira (18), o trânsito está interrompido para a montagem das tendas da entrada principal junto à Avenida Presidente Vargas. Mais adiante, está sendo finalizada a montagem do palco de shows e, perto dali, também ocorrem os últimos ajustes nos espaços destinados aos produtores rurais e aos artesãos.

Sirlei Jablonski (à direita) é uma das expositoras do espaço que fica junto ao palco Foto: Marcelo Vicente/GES-Especial

Com uma programação intensa na Praça 1° de Maio e no Pavilhão de Atividades Culturais Reinato Enio Trein (PAC) - que inclui bandas típicas, gastronomia, jogos germânicos, concurso de chopp em metro e shows -, o Festival de Kerb espera, segundo a organização, a visitação de 100 mil pessoas, entre moradores e turistas.

As mais de 20 atrações musicais são o ponto alto do evento, com a apresentação de artistas como Baitaca, Corpo e Alma, Brilha Som, além do cantor Armandinho, que estará em Estância Velha no domingo (23).

A abertura oficial do Kerb será nesta quinta, com a liberação dos portões às 17 horas. Às 20 horas, acontecerá um evento solene com espetáculo musical. Nos outros dias, a programação terá início às 14 horas e o Festival estará aberto até 1 hora da manhã.

Na Feira de Artesanato, pode-se levar lembranças

Entre os expositores está Sirlei Jablonski, moradora de Estância Velha há 35 anos e há 12 trabalhando no evento comercializando artesanatos. Ela é uma das sete expositoras da feira e afirma que o Festival de Kerb gera boas expectativas para os pequenos comerciantes, pelo grande número de visitantes, vindos de cidades vizinhas.

"Já é uma tradição as pessoas levarem lembranças do Kerb, por isso é alta a venda de canecas, chapéus e principalmente as tiaras com as cores da Alemanha", conta. A Feira de Artesanato fica bem ao lado do palco principal.

Museu aproxima visitantes da história


Museu do Kerb, localizado no antigo prédio da prefeitura Foto: Marcelo Vicente/GES-Especial

Um dos espaços que promete receber um grande número de visitantes é o Museu do Kerb, localizado no antigo prédio da prefeitura, que apresenta raridades emprestadas por moradores da cidade e que se relacionam com a cultura e história dos habitantes. Entre as peças estão louças, brinquedos, roupas, baleiro, objetos usados por brasileiros na Segunda Guerra Mundial e até um um quarto, com cama e berço, do século 19.

"Esta é a segunda vez que o Museu do Kerb estará à disposição dos visitantes. Os itens expostos chamam muito a atenção das pessoas, adultos e crianças, pois é uma oportunidade para as conhecerem mais sobre a história dos antepassados. Alguns se impressionam e identificam com os objetos que lhe parecem familiares", destaca a responsável pela exposição, Gisa Wingert.

O museu fica aberto às sextas-feiras, das 18 às 20 horas, e aos sábados e domingos, das 14 às 20 horas.

Programação de quinta e sexta-feira

- Quinta-feira (20)
17h: Abertura dos portões
20h: Abertura solene com espetáculo musical da ACEFH
20h: Apresentação cultural com Grupo Folclórico Alemão Deutshe Seele

- Sexta-feira (21)
9h: Festwagen - Desfile dos caminhões temáticos
9h: Desfile temático do Kerb das escolas
14h: Abertura dos portões
16h: Banda Ritmo Legal
18h: Klaus e Fernando
20h: Grupo Sambary
22h: San Francisco

* Ingressos: R$ 10
* Programação completa no Instagram: @kerb_estanciavelha

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas