A Justiça determinou que o adolescente de 14 anos que foi apreendido pela Polícia Civil e pela Brigada Militar por suspeita de planejar um ataque à escola em que estuda seja encaminhado à Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase).
Além da internação, a Juíza da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Osório, Conceição Aparecida Canho Sampaio, decretou na noite de quarta-feira (12), a prisão preventiva dos pais do estudante.
Na noite de terça-feira (11), a Polícia cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa do jovem, em Maquiné, no litoral norte do Rio Grande do Sul. O delegado Marco Antônio de Souza explica que diversos materiais como fotos, desenhos e bandeiras nazistas e fascistas, simulacros de arma de fogo, facas, celular e fardas camufladas foram apreendidos na residência.
Por conta da grande quantidade de apreensões, a Polícia entendeu que os pais estavam cientes das intenções do jovem. O homem e a mulher foram presos em flagrante por apologia ao nazismo e associação criminosa.
VEJA TAMBÉM: Canais de denúncia são divulgados após supostas ameaças de ataques a escolas no RS
Investigação da PF
A investigação começou com a apreensão de um adolescente no Paraná. A Polícia Federal (PF) descobriu que ele estaria conversando com o morador de Maquiné. O gaúcho estaria sendo orientado pelo paranaense a realizar um ataque contra a escola nesta semana.
Aulas foram canceladas na cidade
As aulas de todas as escolas de Maquiné foram canceladas na quarta-feira após a apreensão do aluno. O cancelamento das atividades escolares foi confirmado através de uma publicação no Facebook da Prefeitura na madrugada de quarta.
Durante a manhã, o prefeito João Marcos Bassani Dos Santos fez uma transmissão ao vivo para dar esclarecimentos aos moradores do município. No vídeo, ele estava companhado do secretário de segurança Edgar Richard, da secretária de educação Kelly Dalpiaz Reimundo e de uma policial militar.
O prefeito parabenizou as forças de segurança da cidade. “A Brigada Militar de Maquiné que atuou, em conjunto com a Polícia Federal e Polícia Civil, e conseguiu interceptar um iminente atentado. Todas as informações levam que poderia vir a acontecer e, graças a Deus, não entramos para essa estatística.”
O chefe do executivo disse também que medidas de segurança seriam adotadas em Maquiné para coibir esses crimes. Ele disse que pedirá mais policiamento para o município e pede “calma” da população.
As aulas foram retomadas nesta quinta-feira (13).
O nome da escola, dos adultos e do adolescente não foram divulgados pela Polícia Civil, prefeitura ou TJRS.
LEIA TAMBÉM