abc+

ESPORTES

Jovens talentos brilham na 1° edição do Troféu Dois Irmãos de Atletismo

São 300 atletas de 12 equipes de escolas e projetos sociais do esporte envolvidos na disputa

Joceline Silveira
Publicado em: 23/11/2024 às 23h:52 Última atualização: 23/11/2024 às 23h:52
Publicidade

Parte da nova geração do atletismo gaúcho esteve reunida no Complexo Esportivo Municipal Norberto Emilio Rübenich em Dois Irmãos neste sábado (23).

CONFIRA: Rayssa Leal vence etapa de campeonato mundial na última manobra

300 atletas de 12 equipes de todo o Estado participaram das provas de corrida, saltos e lançamentos | abc+



300 atletas de 12 equipes de todo o Estado participaram das provas de corrida, saltos e lançamentos

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Ao todo, são 300 atletas de 12 equipes de escolas e projetos sociais do esporte envolvidos na disputa da primeira edição do Troféu Dois Irmãos de Atletismo, competição oficial da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (Faergs). 

“Além de ser uma ótima oportunidade para a prática do atletismo, o torneio também ajuda a integrar escolas e projetos sociais, oferecendo visibilidade e estrutura para atletas que muitas vezes estão começando a despontar no esporte”, explica professor do Departamento de Desporto, Astério Mombach.

“Esse tipo de torneio é uma vitrine valiosa para quem está começando a despontar no atletismo e também ajuda a consolidar a base do esporte no Rio Grande do Sul”, completa o professor de Educação Física da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), Mario Garcia Kickhofel. Ela é responsável pela organização do evento e coordenador do projeto Superação de Atletismo desenvolvido em Dois Irmãos.

“Esse tipo de competição não apenas revela novos talentos, mas também cria uma rede de apoio e incentivo, essencial para o crescimento do esporte, seja no aspecto técnico, seja no emocional, para esses atletas que estão começando a trilhar sua jornada no atletismo”, conclui.

FIQUE DE OLHO: Preso é baleado no Complexo Prisional de Canoas

De pai para filho

O dois-irmonense Djeison Kraemer, de 9 anos, começou a correr com o pai Antônio (43) há cinco anos. Atleta desde a infância, Antônio levava o filho para assistir as competições e aproveitou para ensinar ao pequeno a dar os primeiros passos na pista depois dos treinos.

Hoje, Djeison sonha em ser atleta profissional. O garoto faz parte do projeto de Atletismo Superação, coordenado pelo Departamento de Desporto de Dois Irmãos, e treina semanalmente.

VEJA MAIS: PREVISÃO DO TEMPO: Rajadas de vento podem seguir durante a semana no RS? Entenda

Antônio Kraermer e o filho Djeison competiram juntos em categorias diferentes e família prepara o caçula Darlan para competir  | abc+



Antônio Kraermer e o filho Djeison competiram juntos em categorias diferentes e família prepara o caçula Darlan para competir

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Com o pai, ele continuou praticando a modalidade e ostenta o título de recordista estadual de 500 metros na categoria Sub-12 conquistado no incio do mês no Campeonato Estadual de Atletismo, disputado em Lajeado.

Além do ouro nos 500 metros, ele bateu o recorde da prova, fazendo o percurso em 1:21.69, superando a marca anterior que era de 1.22.61. “Foi muito legal trazer o título pra casa”, revela o garoto que também trouxe na mala as medalhas de prata nos 50 e nos 150 metros e na prova de revezamento.

Mesmas provas que compete ao longo deste sábado. “Agora as provas são em casa, conhecemos o percurso, é diferente”, revela o pai do atleta que já havia garantindo uma medalha para a família na abertura da competição. “Fui ouro nos 100 metros adulto, agora é com ele”, brinca Antônio.

FIQUE POR DENTRO: Famílias celebram 20 anos da UTI Neonatal do Hospital Regina; veja fotos

Primos Kaua e Nathan Müller vieram de Colinas, no Vale do Taquari para competir em Dois Irmãos | abc+



Primos Kaua e Nathan Müller vieram de Colinas, no Vale do Taquari para competir em Dois Irmãos

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Os primos Kaua e Nathan Müller, ambos de 11 anos, e Gabriel Geist, de 10, fazem parte do Projeto Talentos Esportivos, uma parceria entre a Universidade do Vale do Taquari (Univates) e a Prefeitura de Colinas, e marcaram presença na competição com muito empenho.

Juntos, eles integram uma equipe de aproximadamente 20 atletas que percorreu 134,1 km para participar da primeira edição do Troféu Dois Irmãos de Atletismo.

Com um espírito otimista e confiante, os três garotos acreditam que irão conquistar medalhas para o Vale do Taquari. Gabriel Geist expressou a confiança que todos compartilham ao afirmar: “Treinamos muito e estamos preparados.” “Não classifiquei no 100 metros, mas tenho chance nos 500”, completou Nathan Müller.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE FOCADA NAS CIDADES DO JORNAL NH NO WHATSAPP

300 atletas de 12 equipes de todo o Estado participaram das provas de corrida, saltos e lançamentos | abc+



300 atletas de 12 equipes de todo o Estado participaram das provas de corrida, saltos e lançamentos

Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

As modalidades

Na disputa os atletas competiram em diversas modalidades, tanto individuais quanto em equipe. Entre as provas de corrida, estavam as distâncias de 50 metros, 150 metros, 250 metros, 800 metros, 1000 metros e 3000 metros, além da tradicional corrida de revezamento 4×100 metros.

Também houve competições de saltos, como salto em altura, salto em distância e salto com vara. Os lançamentos também marcaram presença com disputas no lançamento de dardo e arremesso de pelota, entre outras modalidades.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade