abc+

IMPRUDÊNCIA

Jovens se arriscam se pendurando na traseira de ônibus em São Leopoldo

Coleo busca solução para o problema que se repete diariamente, visando evitar acidentes

Renata Strapazzon
Publicado em: 23/08/2024 às 14h:28 Última atualização: 23/08/2024 às 14h:34
Publicidade

Uma “brincadeira” arriscada tem colocado jovens em perigo e deixado motoristas de ônibus preocupados em São Leopoldo. Desde ano passado o Consórcio Operacional São Leopoldo (Coleo) vem recebendo denúncias de meninos em bicicletas que ficam “pendurados” na traseira dos coletivos, pegando carona em vias, muitas vezes, movimentadas da cidade. Os vídeos da prática perigosa têm ganhado as redes sociais. De acordo com a gerente administrativa do Coleo, Daiane Vieira, o que começou como casos isolados em 2023, neste ano passou a ocorrer diariamente.

Coleo busca solução para o problema que se repete diariamente, visando evitar acidentes



Coleo busca solução para o problema que se repete diariamente, visando evitar acidentes

Foto: Reprodução

“As ocorrências têm sido mais frequentes nas avenidas Feitoria, Integração, São Borja e Henrique Bier, que são vias de grande movimentação de veículos”, comenta Daiane. Segundo ela, alguns acidentes já foram registrados. “Em alguns casos, os motoristas não conseguem ver os jovens pendurados na traseira dos ônibus, resultando em quedas que levaram ao entortamento dos pneus das bicicletas. Felizmente, até o momento, não tivemos informações de incidentes com gravidade”, diz.

LEIA TAMBÉM: Funcionárias prestarão homenagens à dona de madeireira morta pelo marido em São Leopoldo

Conforme Daiane, a empresa tem buscado alternativas e medidas para solucionar o problema. “Mas temos encontrado dificuldades em dialogar com os jovens envolvidos, pois eles fogem, insultam e ameaçam quando abordados. A empresa está alertando os órgãos de segurança e as secretarias do município, além de buscar apoio ao Conselho Tutelar para identificar os menores e contatar os seus responsáveis legais”, afirma.

Órgãos de segurança já foram alertados 

“A empresa não se preocupa apenas com a segurança dos passageiros e motoristas, mas também com a segurança de todos aqueles que estão nas ruas, ao redor dos ônibus. Colocar vidas em risco por causa de uma brincadeira de mau gosto pode resultar em danos irreparáveis”, destaca.

VIU ESTA?: Casa desaba em cima de carros em Novo Hamburgo

Daiane destaca que os órgãos de segurança da cidade já foram alertados sobre a situação. Por meio de nota, a Guarda Civil Municipal (GCM) informou que já tomou conhecimento sobre os fatos. “A GCM alerta sobre este tipo de ação que pode vir a ocasionar acidentes e colocar em risco a integridade física dos praticantes. A orientação é de que os motoristas dos coletivos parem os veículos e informem que medidas cabíveis já foram tomadas para coibir tal prática, acionando a Guarda Civil Municipal se for o caso”, diz o texto.

“A GCM reforça, ainda, que sabe os principais trechos em avenidas e ruas que estão ocorrendo esses casos e vai intensificar a fiscalização e abordagem. A Guarda Civil realiza periodicamente palestras de educação e orientação no trânsito na Rede Municipal de Ensino e irá reforçar que tal prática é perigosa e coloca em risco a vida dos praticantes”, finaliza a nota. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade