abc+

EDUCAÇÃO

Jovens participam de primeira edição de Mostra de Robótica em Canela

Evento contou com estudantes do 8° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 15/12/2023 às 15h:16 Última atualização: 15/12/2023 às 15h:16
Publicidade

 O Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica) foi palco da primeira edição da Mostra de Robótica em Canela, na quarta-feira (13). Estudantes do 8° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio das escolas municipais participaram e a plateia para assistir às apresentações foram os alunos do 4° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dante Bertoluci.

Mostra de Robótica, em Canela



Mostra de Robótica, em Canela

Foto: Clauber Maciel/PMC/Divulgação

A atividade integra o Projeto Vocações e foi idealizada com o objetivo de divulgar e estimular os ensinamentos desenvolvidos durante o segundo curso de Robótica destinado para jovens canelenses entre 13 e 17 anos de idade.

Os participantes apresentaram seus trabalhos em formato de roda de negócios, onde cada grupo demonstrou o funcionamento e a finalidade de seus projetos.

O secretário da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Luciano Melo, acompanhou de perto o desempenho dos alunos e destaca a importância de atividades como esta. “É uma excelente oportunidade de capacitação profissional em uma área na qual existe uma grande demanda por parte das empresas. É o Cidica cumprindo com seu papel de criar um ambiente favorável para os negócios, capacitando e atendendo as demandas do mercado local”, avalia, já projetando novos cursos para 2024.

O prefeito Constantino Orsolin acompanhou o evento, conversou com os alunos e ficou impressionado com a criatividade e a qualidade dos projetos apresentados.

Os estudantes também aprovaram a proposta da Mostra de Robótica. “Criamos robôs de batalha e de corridas, que exigem muita atenção no momento de dar os comandos”, contou o aluno Caio Branteis da Silva.

“É preciso ter muita criatividade para criar e programar os robôs, pois as vezes precisamos substituir peças que não temos para conseguir atingir o objetivo do nosso projeto”, comentou a jovem Gabryelle Fernandes Maineri. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade