Esse texto é para os muitos apaixonados em colocar literalmente a mão na terra no jardim. No meu caso, quando vou para o meu pequeno espaço, fico feliz em ver ferramentas limpas e organizadas em locais de fácil acesso e bem próximas da área verde de casa. Virou hábito, e acredito que o mesmo ocorre com quem curte “conversar” com as plantas enquanto faz a manutenção do jardim para deixá-lo com a aparência ainda melhor.
CLIQUE AQUI E INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
A recomendação essencial é ter ferramentas adequadas. Elas são importantes para o corte da grama, a poda de galhos secos, para limpar as folhas secas no gramado, revolver a terra, fazer o “berço” – porque a muda precisa ser cuidada para crescer e não “enterrada” no buraco – e nivelar o solo. Ainda há os acessórios para a rega e para a proteção das mãos.
ACOMPANHE: ENTRE NO NOSSO CANAL NO WHATSAPP
Diante de tantas oportunidades de ficar horas e até o dia inteiro curtindo as verdinhas e as coloridinhas, mantenha a organização. Deixe as ferramentas em um local arejado e coberto: a pá maior e aquela pequena para pequenos espaços (como vasos), a enxada, o ancinho, aparador de grama, tesoura de poda, e para cerca viva, a pazinha de jardim, a mangueira, o regador. Lembre das luvas e da vassoura.
LEIA MAIS: Gosta de cuidar do jardim? Veja 9 segredos de especialistas para cuidar da pele durante a jardinagem
E os kits?
Na hora da comprar ferramentas em jardim, há quem opte pelos kits prontos. Porém, leve em conta a necessidade de todos os itens. Às vezes, é preferível comprar ferramentas individuais e formar o seu próprio kit, de acordo com o perfil do seu jardim. Afinal de contas, é você que sabe o que precisa quando passar horas cuidando dele.
FIQUE POR DENTRO: SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
Limpeza
Depois do uso, limpe tudo. A limpeza pode ser feita com sabão e água, utilizando uma escovinha. Invista em produtos que evitam o enferrujamento na hora de limpar as peças.
JARDIM: Encante-se com a planta tropical com folhas em forma de coração
A orientação é tanto para ferramentas maiores, como menores. Todas precisam ser cuidadas no jardim do seu coração! Afinal de contas, você não gostaria que um fungo ou bactéria, presente em um planta, fosse transmitido para outra saudável porque não limpou sua ferramenta, não é mesmo?
LEIA TAMBÉM