Colocasia esculenta. Lembre desse nome quando decidir projetar seu jardim em estilo tropical. Essa planta, que na verdade é um inhame, chama atenção pela cor, altura, variedade de textura e, especialmente, pelo formato de sua folha: ela é semelhante a um coração.
JARDIM: 5 plantas para ambientes internos; transforme sua casa com estas opções
Nativa da Ásia, ela chama atenção em suas várias tonalidades. Embeleza o jardim nos tons de preto, roxo, verde, amarelo, rosa, branco, com os toques de aveludado, fosco e brilhoso.
JARDIM: Conheça plantas que esperam a vida toda para florescer apenas uma vez
Para quem vive no Rio Grande do Sul, mesmo com as baixas temperaturas marcantes no inverno, a presença da colocasia é garantida. Ela aguenta muito frio, suporta alguns dias de geada e não morre se a neve chegar. Nesse último caso, ela entra em processo de dormência e volta para o bulbo que, por sinal, é comestível, se tiver o preparo correto.
JARDIM: Conheça os diferentes tipos de jiboias e como cuidar delas
Porém, reserve seu olhar para contemplá-la nos dias mais quentes do ano. O viveirista Henrique Heldt, proprietário da Ecoaviveiro, em Lomba Grande, destaca que a colocasia atinge seu auge no verão. “Ela fica gigantesca, toda semana tem folhas novas e exuberantes, que remetem a essa ideia de tropical, de força da natureza, de perseverança”, reforça.
E como não pensar que a planta é sinônimo de prosperidade?. “É uma planta que aguenta quase 50 graus, mas também suporta até 28 graus negativos. A gente pode dizer com certeza que é uma planta resiliente”, complementa o viveirista.
O que a colocasia gosta?
A colocasia é uma planta fácil de se adaptar, inclusive pode ser cultivada em vaso. Ah! Um detalhe importante: o vaso não precisa de furo porque quanto mais água ficar em contato com a planta, melhor. Quanto mais encharcada, mais bonita ficará a sua colocasia.
Uma dica importante: cultivar ela somente na água sem terra também pode! É só colocar pedrinhas no recipiente escolhido para depositá-la e está pronto.
JARDIM: Rústico, romântico e vintage em um só lugar? Esse é o jardim cottage!
A rega também é simples em vasos. Pode molhá-la bem e não se preocupar por dias. Quando ela começar a murchar, coloca água novamente e ela volta com toda sua vida.
Se optar por ambiente interno, lembre que a colocasia necessita de sol da manhã ou da tarde: quatro horas são suficientes.
JARDIM: Confira a mistura perfeita para deixar as plantas mais bonitas e saudáveis na sua casa
LEIA TAMBÉM
E o que a planta não gosta?
“A única coisa que a colocasia realmente não gosta é de lugares muito escuros, muito sombreados e de substrato muito seco”, indica o viveirista. Por outro lado, salienta Heldt, os meses quentes, como dezembro e janeiro, servem de alerta. A presença de ácaros, que suga a seiva da planta, requer tratamentos com acaricidas específicos para que a planta mantenha-se saudável.
JARDIM: Como cultivar suculentas saudáveis em casa
Veja vídeo