A bolha de calor já passou, mas as altas temperaturas permanecem. Afinal de contas, o verão só termina às 0h06 do dia 20 de março. Por isso, os cuidados com as regas das plantas não devem ser deixados de lado.
Uma dúvida que sempre aparece na hora de colocar água é sobre a quantidade adequada para cada planta. Se você não sabe, fique ligado nas próximas informações:
Qual a quantidade certa de água na rega das plantas?
O responsável técnico da Floricultura Úrsula, de Nova Petrópolis, o agrônomo Ezequiel Barth Arend, dá uma dica bem especial. “A água deve atingir pelo menos 20 centímetros de profundidade da terra”, explica. Ou seja, não adianta colocar um pouco de água toda hora, molhando apenas superficialmente, visto que não atinge camadas mais fundas do solo.
Há horário certo para regar plantas no verão?
Um detalhe importante é saber quando regar. No verão, Arend explica que as plantas devem ser molhadas ao final da tarde, a partir das 17 horas, quando o sol não é tão intenso e a água terá mais tempo para ser absorvida pela planta e pelo solo. Por outro lado, plantas sensíveis a doenças foliares deveriam ser molhadas logo cedo de manhã para evitar que passem a noite com as folhas molhadas.
“Se molhar após o sol já estar alto, há uma maior perda de água por evaporação. Dessa forma, menos água chega às raízes das plantas. Além disso, a planta tem menos tempo de absorver a água antes que as temperaturas voltem a subir”, acrescenta o agrônomo, que trabalha na área de multiplicação das plantas matrizes, aplicação de defensivos, adubações e cuidados no manejo da fitossanidade para prevenir ou reduzir os prejuízos com pragas.
Nem todas as plantas podem ser molhadas diariamente. É o caso das suculentas, cactos e orquídeas. A melhor forma de saber se há ou não necessidade de água é sentir a umidade da terra e verificar a cor da mesma: quanto mais escura estiver a terra/substrato, maior será a concentração de umidade, e quanto mais clara, menor é o volume de água no solo.
Água em vasos
Arend completa que os vasos também requerem um cuidado especial. “A terra sempre seca mais rapidamente nos vasos, porque há um menor volume dela por planta. Então, é importante sempre verificar como está a situação da planta nele”, salienta.
Ele também alerta que vasos escuros atraem mais o calor e os de cerâmicas são porosos. “Lembrem ainda que os vasos podem ser deixados uns mais próximos dos outros para proteção dos raios do sol, evitar assim uma maior perda de água”, conclui.
LEIA TAMBÉM