abc+

PLANTA EXÓTICA

JARDIM: Conheça o majestoso Flamboyant; planta dá espetáculo de cores e chama a atenção de moradores

Árvore tem dado um verdadeiro espetáculo em diferentes pontos de Novo Hamburgo

Susete Mello
Publicado em: 06/12/2024 às 11h:10 Última atualização: 06/12/2024 às 13h:27
Publicidade

Quando sobe a Rua Magalhães Calvet, no sentido Centro-bairro, o aposentado Edel da Rosa, 53 anos, depara-se com uma árvore que tem dado um verdadeiro espetáculo em diferentes pontos de Novo Hamburgo. Trata-se da exótica Flamboyant – originária de Madagascar, o país africano – que nos dá a possibilidade de apreciar sua floração vermelha e laranja. Até o auge do verão ela tem seu reinado garantido com suas flores.

Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua Magalhães Calvet | abc+



Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua Magalhães Calvet

Foto: Susi Mello/GES-Especial

“Eu passo aqui diariamente e olho principalmente para ela quando venho do lado de baixo”, comenta antes de fotografar a majestosa árvore, cujos galhos com folhas verdes que abraçam os cachos de flores, representando sua força e vitalidade diante do sol que a deixa mais radiante e, ao mesmo tempo, dão suporte na hora de apreciar sua bela sombra.

LEIA TAMBÉM: AONDE IR: Fim de semana na região está recheado de atrações natalinas; confira

Morador da Vila Rosa, o aposentado não é o único a apreciar essa espécie de árvore. O comerciante César Marcon, 41 anos, que aguardava o conserto de seu veículo em uma mecânica no bairro Boa Vista, diz que Flamboyant é muito lindo.

Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua João Henrique Biondi, bairro Boa Vista | abc+



Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua João Henrique Biondi, bairro Boa Vista

Foto: Susi Mello/GES-Especial

“Ainda mais nessa época que quase não tem folha e só tem flores. Sem pensar que é grande, robusta e dá bastante sombra”, comenta. O mecânico Rodrigo dos Santos Ferreira, 42 anos, complementa que nem a queda das flores, sobre a calçada, incomodam diante do visual que proporcionam para quem passar por uma delas.

Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua João Henrique Biondi, bairro Boa Vista | abc+



Flamboyants em Novo Hamburgo florescem na Rua João Henrique Biondi, bairro Boa Vista

Foto: Susi Mello/GES-Especial

É o período de floração do Flamboyant

O espetáculo que as pessoas estão apreciando está no período correto. Segundo o biólogo e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Arborização Urbana (SBAU), Flávio Barcelos, entre o final da primavera e o início do verão ocorre a floração delas. “A previsão é que até o final de janeiro, dependendo da região, as árvores permaneçam com flores”, acrescenta Barcelos.

Por isso, complementa, é o período de apreciar suas flores e sua sombra. “A árvore, quando adulta, se mantém entre nove e dez metros de altura e a projeção horizontal da copa fica entre 15 e 18 metros”, detalha. Barcelos acrescenta que ter um Flamboyant perto de casa pode ter a sombra garantida nesses dias de calor.

Outros momentos

Embora as flores chamem atenção nesta árvore, ela ocupa palco com outros espetáculos. As vagens, responsáveis em acomodar as sementes, proporcionam uma paisagem maravilhosa, tanto no outono como no inverno, onde são os atores principais nos galhos sem folhas. “Às vezes as pessoas não se permitem apreciar a beleza de uma árvore sem folhas nas estações de clima ameno e frio”, pontua. Barcelos acrescenta que o Flamboyant sem folhas é um monumento. “Parece uma obra de arte”, compara.

Os cuidados

O Flamboyant é grande. Portanto, quanto mais espaço para suas raízes melhor. É a forma delas circularem livremente no solo de forma arejada. “Se a copa tem 15 metros, pode contar com 7,5 metros de raiz fortes, estruturais”, conta. Por isso, ela precisa ser plantada em grandes áreas gramadas em torno da base do tronco.

Caso isso não ocorra, explica Barcelos, as raízes ficarão sobre a superfície, as chamadas ‘tubulares’. “Essas raízes chegam a ficar até um metro acima do nível do chão, junto à base do tronco”, explica.

É também importante ficar atento que as mudas do Flamboyant podem ser multiplicadas pela força dos ventos. As vagens abrem ao final do outono e as sementes aladas vão se espalhar pelos ambientes, ao invés de cair no chão simplesmente.

Não confunda com Canafístula

Um detalhe importante, esclarece o biólogo, é que há pessoas que confundem o Flamboyant com Canafístula. Com flores amarelas, a Canafístula recebe o bastão do final da floração do Flamboyant”, arremata, lembrando que ela é também grande, chama atenção pela flores amarela, no verão, e pela sua sombra.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade