A dúvida que sempre paira para quem quer plantas saudáveis é identificar o tipo correto de substrato, uma terra preta que tem fontes de nutrientes e auxilia na drenagem e absorção da água.
“Sem um substrato adequado, as plantas até podem sobreviver, mas não vão expressar o máximo da sua beleza. Sem ele, as plantas podem ter folhas amareladas, enrugadas e tendem a ficar com uma cor imprópria”, declara Henrique Heldt, proprietário do Ecoa Viveiro, um espaço de produção de plantas em Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo.
É possível fazer em casa um substrato generalista cuja ideia é proporcionar o melhor resultado possível. É claro que esse tipo de substrato talvez não seja o mais adequado para algumas plantas, mas a mistura proposta por Heldt pode proporcionar mais vitalidade para a maioria delas.
Há “receita” certa para fazer o substrato das plantas?
- JARDIM: Como cultivar suculentas saudáveis em casa
- JARDIM: Quais árvores frutíferas podem ser plantadas em calçadas?
A dica de Heldt é de uma mistura interessante. A “receita” precisa conter 50% de terra de chão, 20% a 30% de matéria orgânica e o restante de material inerte.
É importante que não tenha cheiro forte de decomposição na parte orgânica. Caso contrário, essa matéria orgânica irá fermentar e queimar as raízes. Além de cascas, valem galhos apodrecidos e folhas secas, tudo bem esmagado. Já o material inerte, você pode usar carvão quebradinho, casca de arroz carbonizada ou chips de coco.
A planta, com o material orgânico, receberá nutrientes para o bom desenvolvimento, enquanto o inerte auxiliará a drenar o excesso de água e garantir a saúde das raízes.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags