Temperaturas amenas também são sugestivas para quem gosta de curtir um ambiente cheio de cores e aromas. Por isso, entre tantas espécies de flores e plantas ornamentais, três podem deixar seu jardim com outro astral com a chegada da nova estação.
O paisagista Sandro Sander, de Três Coroas, indica amor-perfeito, o repolho ornamental e a calêndula. Quem quiser começar a paixão por cultivar, esse é o período ideal. Depois de temperaturas que ultrapassaram os 40°C no verão, agora é a vez de ‘decorar’ a casa com plantas adequadas às temperaturas mais baixas.
Os destaques da estação
O Amor-Perfeito, cujo nome científico é Viola tricolor, é a rainha do inverno. A planta rasteira atinge 15 centímetros de altura com flore de 1,5 centímetro de diâmetro. O plantio é indicado nesta estação por conta dos dias amenos que antecedem a estação mais fria do ano. A floração inicia no outono, segue no inverno e se estende ainda nos meses de primavera.
- JARDIM: Confira a mistura perfeita para deixar as plantas mais bonitas e saudáveis na sua casa
- JARDIM: Como cultivar suculentas saudáveis em casa
O Repolho Ornamental, ou Brassica oleracea, é uma planta que se destaca pela formação de rosetas com folhas coloridas e onduladas. Suas cores variam entre verde, roxo, rosa e branco em várias tonalidades. Em canteiros formam lindos tapetes coloridos que encantam com facilidade. Para quem pretende cultivá-los, é importante levar em conta que precisam de canteiros ricos em matéria orgânica, levemente úmidos a pleno sol.
- JARDIM: Quais árvores frutíferas podem ser plantadas em calçadas?
- JARDIM: Qual é a energia das plantas? Veja os poderes bioenergéticos de 9 e mais uma dica extra
Quem já viu Calêndula, nome popular de Calendula officinalis, nos jardins das avós e quer ter uma também? Suas flores são laranja e amarelo vibrantes. É utilizada na indústria farmacêutica e no ramo cosmético por suas propriedades medicinais e fitoterápicas.
Essas flores são cultivadas nos meses de temperaturas amenas. Sua floração abundante forma lindos canteiros que deixam o sol refletir sobre as pétalas em dias cinzentos de inverno.
LEIA TAMBÉM