LITORAL NORTE
Jacaré? Criança leva 40 pontos após ser mordida por animal em lagoa do RS
Menino de 10 anos foi ferido enquanto nadava em lagoa de Tramandaí, no litoral norte
Última atualização: 25/09/2024 14:35
Moradores de Tramandaí, no litoral norte gaúcho, estão assustados com a possibilidade de uma criança de 10 anos ter sido mordida por um jacaré. No último sábado (21), o menino estava com os pais na Lagoa do Armazém, localizada na RS-030.
Familiares disseram para a Secretaria do Meio Ambiente que a criança estava nadando quando teria sentido uma mordida. Foram necessários 40 pontos para que o ferimento fosse fechado. Os primeiros socorros foram realizados no próprio local, na sequência o menino acabou sendo encaminhado para o pronto atendimento da cidade.
Apesar da gravidade dos ferimentos, a criança está tomando medicamentos e se recuperando em casa. O acidente é investigado pela prefeitura.
A principal suspeita é de que o menino tenha sido atacado por um jacaré. Porém, a família confirmou aos profissionais do Meio Ambiente que nenhum animal foi visto naquele dia.
VÍDEO: Microexplosão atinge cidade no Sul do RS e provoca estragos
Conforme especialistas do Centro de Estudos Costeiros Limnológicos e Marinhos (Ceclimar) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), são pequenas as chances dos ferimentos terem sido causados por um jacaré. “O jacaré tem os dentes pequenos. Quando ele morde, gira em relação ao eixo. E os ferimentos não aparentam esse tipo de reação.”
Já o Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), afirmou que não foi acionado sobre a ocorrência. Entretanto, confirmou que a Lagoa do Armazém é um habitat natural de jacarés no litoral norte. Ainda assim, reiterou que nunca houve relatos de ataques na região.