Na próxima sexta-feira (24) Ivoti começa as comemorações de Páscoa que vão se estender durante todos os finais de semana que antecedem a data de origem judaíco-cristã. O começo das atividades ocorre com uma fanfarra pelas ruas da cidade. Mas é no sábado (25) que as comemorações serão oficialmente abertas com a Feira de Páscoa e a Festa de Rua, além da solenidade de abertura, eventos que vão ocorrer entre 14 e 21 horas.
No município, a intenção é que as comemorações se estendam para além dos significados religiosos e possam ser uma oportunidade de mesclar as culturas fundadoras da cidade, com destaque para as imigrações alemã e japonesa, duas nacionalidades com visões totalmente opostas em relação a data. Enquanto descendentes germânicos trazem costumes arraigados na tradição cristã celebrando com símbolos trazidos ainda da Europa, os descendentes nipônicos não têm a Páscoa como uma data a ser celebrada.
Para conseguir atender às duas culturas tão presentes na cidade a decisão foi pro unificar em parte as duas tradições. “Lá na Colônia Japonesa não são feitos ovos de Páscoa, mas é o momento que se comemora o florescimento das sakuras. Então vamos fazer uma releitura da Osterbaum (árvore de Páscoa na cultura alemã) com as sakuras no Memorial da Colônia Japonesa”, explica a secretária de Turismo, Cultura e Desporto do município, Raiama Trenkel.
Outro momento de união cultural é a Sexta-Feira Santa, quando a culinária japonesa à base de peixe encontrará a tradição católica de não se consumir carne vermelha na data que, para os cristãos, simboliza a morte de Cristo. “A gente cuida muito o respeito a todas as religiões, a Páscoa vai trazer toda a simbologia, muito aberta à interpretações. A gente sabe que cada um tem sua religião, sua leitura, mas vamos trazer de uma forma muito leve e lúdica”, afirma Raiama.
A secretária afirma que a programação buscou “privilegiar todas as culturas. No Japão a Páscoa não é um evento comemorado, mas considerando que Ivoti tem hoje a maior Colônia Japonesa do Estado e que eles estão inseridos no Brasil que comemora a Páscoa, e em Ivoti onde se mantém essas tradições de cunho religioso, a gente traz a Páscoa em uma releitura para a cultura japonesa.”
LEIA TAMBÉM
Atrativo turístico e grandes objetivos
Prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann lembra que as comemorações de Páscoa já eram realizadas em outros anos, mas o diferencial em 2023 é que a programação oficial será um primeiro passo no objetivo de tornar a cidade uma referência em turismo para a data. “A gente quer transformar Ivoti na cidade da Páscoa, e além disso tem todo um resgate cultural da própria Páscoa”, afirma ele, comparando com o que acontece em outras cidades com o Natal.
Durante as preparações para o evento, os comerciantes estiveram entre os primeiros a serem ouvidos. “Houve um envolvimento de todo o comércio local, e também é uma oportunidade de fomentar os espaços locais que temos como o Núcleo de Casa Enxaimel, a Colônia Japonesa e a Praça Ecológica”, avalia ele, destacando o caráter descentralizado das atividades. Outro destaque dado pelo prefeito é que os eventos têm entrada franca, uma forma para que os visitantes possam investir realmente no comércio local, além de atrair famílias. “O principal que tem em todos os eventos de Ivoti é ter esse público familiar, e esse não é diferente. A gente quer transformar em um evento que tenha participação do comércio e da comunidade local”, destaca.
Valorização local
As comemorações pascais em Ivoti também visam fortalecer os artesãos locais, que terão mais um espaço para comercializar seus produtos. “A gente começa três semanas antes com esse intuito das pessoas poderem vender seu artesanato e poderem decorar suas casas e pátios, que vem virando tradição”, explica a secretária Raiama. Além disso, cerca de 400 artistas da dança e do teatro se envolveram na organização dos desfiles agendados para os dias 26 de março e 1º de abril.
Toda a mescla cultural e comercial tem como principal público alvo as crianças. “Hoje não tem como pensar em Páscoa sem criança, então temos uma programação muito voltada às crianças”, afirma Raiama.
Mascote é novidade
Outra novidade da Páscoa em Ivoti é que o evento terá um mascote, o Pascoalito, um coelho que teve o nome escolhido pela comunidade. O mascote nasceu na sexta-feira (17) e suas primeiras interações na divulgação do evento ao longo da terça-feira (21) não foram com crianças, mesmo assim o sucesso já foi imediato. “É surpreendente a interação dos adultos”, ressalta Martin.
Confira a programação completa:
24 e 31/03 – Sexta-feira
• Local: Ruas da Cidade
16h às 18h – Fanfarra de Páscoa
25/03 – Sábado
• Local: Ruas da Cidade
10h às 12h – Fanfarra de Páscoa
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
14h às 21h – Feira de Páscoa
15h às 21h – Festa de Rua – Rádio União
16h30 – Solenidade de Abertura da 1ª Páscoa em Ivoti
26/03 – Domingo
• Local: Memorial Oriental dos Coelhos – Colônia Japonesa
09h às 17h – Feira da Colônia Japonesa com atividades diversas
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
09h às 18h – Feira de Páscoa
15h30 às 17h – Bandinha Típica – Bremen
• Local: Av. Presidente Lucena e Rua São Leopoldo (saída posto de saúde até a Praça Ecológica)
09h30 – Desfile de Páscoa (em caso de chuva, será cancelado)
01/04 – Sábado
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
14h às 18h – Feira de páscoa; Bolhas gigantes e atividades recreativas
16h – Pequenas Cantoras e Coro Juvenil de Nova Petrópolis
• Local: Av. Presidente Lucena e Rua São Leopoldo (saída da Sociedade Harmonia até a Praça Ecológica)
16h30 – Desfile de Páscoa (em caso de chuva, será transferido para o dia 02/04)
02/04 – Domingo
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
09h às 18h – Feira de Páscoa
15h30 às 17h – Bandinha Típica – Bremen
• Local: Comunidade Evangélica Trindade
09h – Culto com encenação: O sentido da Páscoa
• Local: Sítio dos Coelhos – Praça Ecológica
18h às 21h – Cinema noturno com o filme: Pets 2 – Rádio União
07/04 – Sexta-feira
• Local: Memorial Oriental dos Coelhos – Colônia Japonesa
10h às 14h – Feira especial da Colônia Japonesa (comercialização de peixe empanado e peixe assado)
11h – Quarteto Tao
• Local: Igreja Católica São Pedro Apóstolo
19h – Encenação da Paixão de Cristo
08/04 – Sábado
• Local: Sítio dos Coelhos – Praça Ecológica
15h às 18h – Bolhas gigantes e atividades recreativas
15h30 às 17h30 – Trilha Pascoalina – Tribu di arteiros
17h – Grupo Aquarela
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
14h às 18h – Feira de Páscoa
15h30 às 17h – Bandinha Típica – Bremen
09/04 – Domingo
• Local: Vila Germânica dos Coelhos – Núcleo de Casas Enxaimel
09h às 18h – Feira de Páscoa
15h às 18h – Bolhas gigantes e atividades recreativas
16h – Espetáculo: O mistério dos ovos de Páscoa – MC Produções Culturais
- Categorias
- Tags