OBRAS
Ivoti constrói ciclofaixa e passeio público; confira os trechos
Obra de 3,2 quilômetros deve ser concluída até o final de 2024
Última atualização: 18/09/2024 14:34
A construção de uma ciclofaixa e passeio público no trecho do bairro Palmares até a Rua Sakura, na Colônia Japonesa, já está em andamento em Ivoti. O investimento será de R$ 931 mil para atender às necessidades dos moradores e promover uma melhor acessibilidade à população de Ivoti e também dos turistas que circulam pela região.
O projeto, que será financiado com recursos próprios da prefeitura, tem como objetivo principal oferecer um espaço seguro e bem sinalizado para a prática de atividades esportivas e de lazer.
A ciclofaixa terá uma extensão aproximada de 3,2 quilômetros e uma largura de 2 metros. Já o passeio, que será construído em concreto e terá 1,5 metros de largura, servirá para pedestres e irá promover um trânsito mais seguro e confortável para todos os usuários.
LEIA MAIS: Pedal do Léo terá nova edição em Ivoti neste mês; saiba como participar
“Estamos muito satisfeitos com o projeto, que além de melhorar a mobilidade e acessibilidade, também vai incentivar hábitos saudáveis. Era um desejo antigo, que Ivoti tivéssemos mais uma ciclofaixa. Um espaço planejado com carinho para que todos, de todas as idades, possam desfrutar de momentos de tranquilidade, caminhar com segurança e praticar atividades ao ar livre”, destaca o prefeito de Ivoti, Martin Kalkmann.
A previsão de conclusão para a construção da ciclofaixa e do passeio é ainda para este ano. A etapa posterior do projeto será o plantio de cerejeiras ao longo da via – a cerejeira é uma árvore muito importante no Japão, pois desde tempos muito remotos ajudava os camponeses a identificarem o momento em que o fim do inverno se aproximava, devido a sua floração.
VEJA TAMBÉM: Frente fria avança e temperaturas podem despencar até 0°C; veja onde e impacto
Conforme Kalkman, a ciclofaixa terá duas pistas, de ida e volta. Ao longo da calçada devem ser plantadas mais de 500 mudas de cerejeiras. "Esse plantio vai ocorrer somente no ano de 2025 porque a época ideal neste ano já passou. Depois que crescerem e florirem, será um novo cartão postal para Ivoti", comenta.
"Tem a questão de todo o deslocamento para o Distrito Industrial. Também será um marco para que quando você estiver ali no Palmares já se remeta à Colônia Japonesa. Então, tem um objetivo turístico e uma melhoria em virtude dos empreendimentos industriais que estão acontecendo ali. E beneficia ainda os turistas que visitam as nossas feiras", destaca Kalkmann.