PÓS-ENCHENTE
VÍDEO: Paulo Pimenta desmente suposto boicote do governo às obras no aeroporto de Porto Alegre; "irresponsabilidade absurda"
Ministro chama de "irresponsáveis" e "criminosos" os responsáveis pela disseminação de conteúdo que atribui ao governo o atraso nas obras da pista
Última atualização: 28/08/2024 17:06
Desde o fim da semana passada circula nas redes sociais uma suposta notícia dando conta que as obras na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, estão prontas e só não foram liberadas devido a um suposto boicote do governo federal. Ainda na segunda-feira (26) a concessionária Fraport desmentiu a informação.
Nesta quarta-feira (28), em visita à Casa de Campo do Grupo Sinos na Expointer, em Esteio, o ministro extraordinário da Reconstrução, Paulo Pimenta, falou sobre o assunto. Ele também desmentiu que as obras estejam prontas. "Passo 30% do meu tempo desmentindo fake news", desabafou, dizendo que esteve segunda-feira no aeroporto e viu obras acontecendo.
"Há locais em que rebaixaram a pista em 60 centímetros para refazer a base. A obra está acontecendo. São três usinas [de asfalto] funcionando 24 horas por dia lá dentro. O cronograma é diário e está sendo cumprido", garantiu o ministro, sugerindo que os disseminadores de desinformação vão até o aeroporto conferir as obras.
- FIQUE POR DENTRO: O cronograma da Azul, Gol e Latam para a retomada do Salgado Filho
Paulo Pimenta reafirmou que a previsão é concluir as obras na pista, nas taxiways e no pátio de aeronaves até o fim de setembro. "Aí depois será refeita toda a sinalização para, na sequência, a instalação da iluminação e dos sistemas de navegação. A previsão de reabrir dia 21 de outubro está mantida", garantiu.
- VOO INTERNACIONAL: Copa Airlines já tem data para voltar a operar em Porto Alegre
O ministro classificou como "irresponsabilidade absurda" espalhar desinformação dando conta que as obras estão prontas e que o aeroporto só não reabriu ainda por má vontade do governo federal. "Desafio os irresponsáveis que estão espalhando isso a indicarem uma autoridade que confirme essa mentira. Pode ser qualquer autoridade", salientou.
Pimenta disse que nesta terça-feira (27) conversou com lideranças da Fraport e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre o assunto. "Está todo mundo querendo saber quem é o criminoso que distribuiu essa fake news", salientou, dizendo que "essa irresponsabilidade só gera uma confusão totalmente desnecessária para o povo gaúcho".
Deputados pedem que TCU investigue o suposto boicote
Nesta terça-feira, os deputados federais gaúchos Sanderson (PL) e Luciano Zucco (PL) formalizaram o pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) instaure procedimento para investigar o suposto boicote do governo federal na liberação do Salgado Filho.
Zucco diz que "o suposto boicote deliberado é algo gravíssimo". "Os órgãos de investigação precisam entrar em ação para sabermos o que de fato está acontecendo. E o governador Eduardo Leite não pode aceitar essa situação de forma passiva. Estamos diante de um ato de prevaricação, quando um funcionário público retarda, deixa de praticar ou pratica indevidamente um ato para satisfazer interesse pessoal", alertou Zucco.