Os proprietários de veículos que pagaram o IPVA, taxa de licenciamento e multas vencidas, já podem emitir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) referente ao ano de 2025. A atualização do documento costuma ser confirmada em minutos, mas pode levar até 24 horas em alguns casos.
Da mesma forma como vem ocorrendo nos últimos anos, o CRLV será eletrônico, ou seja, precisa ser solicitada de forma virtual no aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou site do Detran RS.
Para baixar o PDF do documento no app, basta clicar na opção “veículos” e seguir as instruções.
Sem DPVAT
Ao contrário do que se imaginava, a cobrança do seguro obrigatório (DPVAT) não retornou em 2025. O Congresso Nacional revogou a recriação do tributo e a lei foi sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ou seja, os proprietários permanecem isentos do pagamento.
Prazo
O prazo para quitar o licenciamento mudou em 2025. Se antes cada final de placa tinha um mês limite, este ano a quitação dos débitos será em 31 de julho para todos os veículos do Estado.
Na prática, o documento de 2024 é válido até essa data, com o motorista podendo circular sem problemas.
Onde pagar?
O pagamento do IPVA (caso não tenha efetuado), licenciamento e multas, pode ser feito por meio de bancos conveniados (Banrisul, Sicredi, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco), por Pix, acessando a Central de Serviços do Detran RS e outras instituições financeiras autorizadas pelo governo do Estado.
Para evitar golpes, o governo do Rio Grande do Sul alerta que não envia links ou boletos referentes ao IPVA.
LEIA TAMBÉM