ÚLTIMO DIA
IPVA: Prazo para pagamento do imposto termina nesta sexta-feira; veja como quitar a dívida
A medida é válida para quem optou pelo parcelamento do imposto em 2024 e leva em conta todos os finais de placas
Última atualização: 28/06/2024 13:56
Termina nesta sexta-feira (28) o prazo para motoristas e proprietários de veículos efetuarem o pagamento do IPVA no Rio Grande do Sul. A medida é válida para quem optou pelo parcelamento do imposto em 2024 e leva em conta todos os finais de placas.
A ampliação do prazo havia sido anunciada pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-RS) no início de junho e se fez necessária após o sistema informatizado utilizado para a cobrança do IPVA ter ficado fora de operação por mais de 20 dias. O vencimento tradicionalmente ocorre no último dia útil de abril, no entanto, por conta dos eventos climáticos que afetaram o Estado, foi estendido até o último dia de junho.
Desta vez, os contribuintes devem saldar a dívida dos meses de abril, maio e junho de forma simultânea. No que se refere aos proprietários que tiveram perda total em seus veículos ocasionada pelas enchentes, podem pedir a devolução de parte do IPVA 2024. Mais informações sobre como executar o pedido e o passo a passo, podem ser acessados através do site da Sefaz-RS.
Como pagar?
Junto com o IPVA, é possível pagar taxa de licenciamento e multas de trânsito.
O valor do imposto pode ser consultado através do aplicativo do IPVA RS disponível na App Store ou Google Play ou no site: https://www.sefaz.rs.gov.br/apps/ipva.
O pagamento pode ser efetuado nos seguintes locais: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. Opção de Pix disponível em mais de 760 instituições.
Atraso no pagamento
Caso o contribuinte atrase o pagamento do IPVA, a multa prevista é de 0,334% ao dia em relação ao valor do imposto. O limite é de 20%, mais a incidência de juros.
A Sefaz comunica que há o risco do veículo ser apreendido e o proprietário precisar arcar com custas de multa, serviços de guincho e depósito em caso de flagrante.