O vencimento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 foi prorrogado. O prazo, que seria pelo último dígito da placa do veículo e começaria nesta quarta-feira (24) para os dígitos 1 e 2, foi adiado para a próxima terça-feira (30). Assim, o vencimento para todos os finais de placa será na próxima semana.
O contribuinte que pagar o imposto neste mês ainda pode receber as reduções do Bom Motorista e do Bom Cidadão até a data de vencimento, caso tenha direito aos benefícios.
Também na terça, ocorre o vencimento da quarta parcela do IPVA. Os contribuintes que estão pagando o tributo de forma escalonada pelo Pix precisam ficar atentos e gerar todo mês um novo QR Code para a quitação da parcela.
O que acontece se não pagar o IPVA?
O atraso no pagamento do IPVA implica o pagamento de multa de 0,33% ao dia, até o limite de 20%, mais a incidência de juros. Há, ainda, a possibilidade de inscrição em dívida ativa do contribuinte após dois meses em situação de inadimplência. Além do maior custo para quitação do IPVA, o motorista que perder o prazo e for flagrado em circulação poderá ter o veículo apreendido e arcar com custos de multa, serviços de guincho e depósito do DetranRS.
Como pagar o IPVA
As opções são Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. O pagamentopor Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
LEIA TAMBÉM