TRIBUTOS AO ESTADO

IPVA 2025: Perdeu o prazo para pagar o imposto com desconto máximo? Veja o que fazer agora

Soma de todos os descontos máximos representou uma redução de até 28,13% para o pagamento neste mês

Publicado em: 30/12/2024 22:01
Última atualização: 30/12/2024 22:04

Quem não pagou o IPVA 2025 até esta segunda-feira (30), perdeu o desconto máximo oferecido para ficar com a documentação em dia. Contudo, quem pretende pagar nos próximos meses, ainda conseguirá aproveitar alguma redução do valor integral.


Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Além descontos de Bom Motorista, que podem chegar a 15%, e Bom Cidadão, com até 5% de redução no valor, quem fez o pagamento em dezembro teve mais 6% de desconto sem incidir na variação da UPF/RS (que pelos índices inflacionários deve ficar em 4,63%), gerando uma redução potencial de 10,63%. A soma de todos os descontos máximos representou uma redução de até 28,13% para o pagamento neste mês.

Mas quem deixou para quitar o IPVA mais tarde, tem até março para receber algum desconto. 

LEIA TAMBÉM: IPTU e IPVA 2025: Fique atento aos prazos e descontos para iniciar o ano em dia

O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 3%. Quitando até 31 de março, o desconto é de 1%. Já quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.

Ainda, é possível parcelar o valor do imposto em até seis vezes. O parcelamento não tem juros, mas é preciso que o contribuinte faça a adesão (primeira parcela) até 31 de janeiro de 2025. As parcelas que vencem em janeiro, fevereiro e março terão descontos de 6%, 3% e 1%, respectivamente.

Os contribuintes que optarem pelo parcelamento do tributo pelo Pix precisam gerar todo mês um novo QR Code para o pagamento.

Pagamento

Para quitar o IPVA, o proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor e faça o pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.

O tributo pode ser pago em qualquer agência, pontos de atendimento ou via home banking (internet) dos Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob e Banco do Brasil (somente correntistas).

É possível também fazer o pagamento pelas lotéricas da Caixa Econômica Federal e por PIX, basta o cidadão consultar o site ou o aplicativo do IPVA/RS, no qual será gerado o QR Code, e pagar em mais de 760 instituições relacionadas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas