Foi anunciado nesta terça-feira (3) o calendário e os descontos do IPVA 2025. Conforme a Secretaria da Fazenda (Sefaz) do Rio Grande do Sul, com todos os benefícios, quem quitar o tributo até o dia 30 de dezembro pode ter redução de até 28,13% do valor total.
CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER
O pagamento da documentação começa no dia 11 de dezembro, ou seja, na quarta-feira da semana que vem, e seguirá, além dos descontos de pagamento antecipado, com possibilidade de parcelamento de até seis vezes, alongando o prazo para quitação.
ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Os proprietários que quitarem até o penúltimo dia do ano terão redução de antecipação de 6% e não incorrerão na variação da UPF/RS (que, pelos índices inflacionários, deve ficar em 4,63%), o que vai gerar uma redução potencial de 10,63%. Contudo, a Sefaz salienta que as vantagens podem ser ainda maiores para aqueles que tiverem descontos de Bom Motorista (sem multas) e Bom Cidadão (inscritos no programa Nota Fiscal Gaúcha que incluem CPF nos cupons de compra). Somando todos os benefícios, esses condutores chegam ao desconto de 28,13% sobre o valor total do IPVA, visto que os benefícios são cumulativos.
Ainda conforme a pasta, a soma dos descontos bateu recorde, chegando a R$ 315 milhões.
Descontos no próximo ano e novidade no calendário
Quem realizar o pagamento nos três primeiros meses de 2025 também terá redução no valor. O proprietário do veículo que pagar o IPVA até 31 de janeiro terá 6% de desconto. Se pagar até o dia 28 de fevereiro, a redução é de 3%. Quitando até 31 de março, o desconto é de 1%. Nesses casos, os valores já estarão atualizados pela variação da UPF. Quem pagar até o vencimento por placas, em 30 de abril, não tem descontos de antecipação, apenas do Bom Motorista e Bom Cidadão.
O calendário de pagamento único vai até abril, quando vencem as placas – último prazo para quem não optar pela antecipação ou pelo parcelamento. Esse ano, o contribuinte terá uma novidade: ao invés do calendário prever que ocorra o pagamento escalonado ao longo da última semana de abril, em 2025, todos os contribuintes podem quitar seu IPVA até 30 de abril.
Como pagar o IPVA 2025?
O proprietário deverá apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada ou para a geração de QR Code. Consulte o valor do IPVA e faça o
pagamento do seu veículo. Junto com o IPVA, é possível pagar a taxa de licenciamento e multas de trânsito.
O pagamento pode ser feito no Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil (somente correntistas) e lotéricas da Caixa Econômica Federal. A opção por Pix também está disponível em mais de 760 instituições. O contribuinte deve observar os horários limites de funcionamento da instituição financeira escolhida, em seus diversos canais de atendimento, para não perder prazos de pagamento.
LEIA TAMBÉM