O governo do Estado arrecadou, até o momento, R$ 470.021.608,84 com o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) nos municípios da região, conforme dados compilados pela Receita Estadual até o dia 6 de março.
Esse valor é a soma do pagamento antecipado à vista e da quitação das duas primeiras parcelas do imposto, no caso de quem optou pelo fracionamento.
Ao todo, os 47 municípios da região de cobertura do Grupo Sinos estimam arrecadar em torno de R$ 1 bilhão com o imposto no primeiro semestre, quando se encerra o período do parcelamento.
Os recursos do IPVA são repartidos igualmente entre Estado e municípios, depois de descontados os 20% referentes ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Dos 748.029 veículos tributados, isto é, aqueles que efetivamente pagam imposto, 313.793 veículos já estavam com o IPVA pago ou iniciaram o parcelamento. O indicador está dentro da projeção realizada pelo Estado.
Neste mês, o desconto é de 1% para quem optar pagar o imposto em cota única, mas o valor pode chegar a 20,5% até o dia 28 de março.
O percentual de 1% é dado para quem está fazendo o pagamento parcelado, que, aliás, o prazo de adesão já acabou.
A partir de agora, o motorista terá que quitar o imposto em uma única vez, sendo que a data de vencimento por placa se encerra em abril.
Em âmbito estadual, a região com o menor índice de veículos com o IPVA 2024 pago é a de Canoas, que, além da cidade-mãe, abrange outros 12 municípios, entre os quais, Esteio e Nova Santa Rita. Somente 35,16% dos veículos emplacados e tributáveis nesta área estão em dia com o imposto.
A região atendida pela Delegacia da Receita Estadual de Novo Hamburgo tem 181,9 mil veículos com o IPVA pago, número equivalente a 43,84% do total. A cidade de Linha Nova tem o maior percentual, de 71,2%, seguida por São Pedro da Serra, Salvador do Sul, Alto Feliz e São José do Hortêncio.
Os 36 municípios que compõem a Delegacia de Taquara somam, juntos, 107 mil veículos com o imposto pago, totalizando 40,19% dos tributáveis, com destaque para Picada Café, que registra 63,64%. Na sequência, estão Nova Petrópolis, Riozinho, Rolante e Itati.
LEIA TAMBÉM
Como pagar
Para pagar, é preciso apresentar o código Renavam e a placa do carro nos bancos da rede credenciada: Banrisul, Bradesco (somente correntistas), Sicredi, Sicoob, Banco do Brasil e lotéricas da Caixa Econômica Federal.
Também há a opção de pagamento por Pix em mais de 760 instituições, entretanto, temporariamente, o QR Code só pode ser gerado no site do Detran.
Junto com o IPVA, é possível quitar a taxa de licenciamento e as multas de trânsito.